À conversa com: Centro de Reporte e Controlo

 

O CRC - Centro de Reporte e Controlo - é responsável pelo segurança do espaço aéreo português. Enquanto durar o Iceland Air Policing 2012, também é responsável pela segurança do espaço aéreo islandês.

 

O Major Caixeiro e o Tenente Durão explicam-nos mais sobre esta área. De referir que esta entrevista foi gravada a semana passada e que os elementos desta equipa já regressaram a Portugal. Neste momento já se encontram a operar os elementos da segunda equipa, em todas as áreas.

 

Se não conseguir aceder à entrevista neste blogue, clique aqui.

 

 

 

Os homens que nos concederam a entrevista. À esquerda: Tenente Jorge Durão; À direita: Major António Caixeiro.

 

Major Caixeiro e Tenente Durão

 

A primeira equipa do CRC. Da esquerda para a direita: Tenente Gualter Medeiros, Tenente António Boavida Costa, Tenente Rui Lopes, Major António Caixeiro, Segundo-Sargento Ana Borba, Tenente Jorge Durão e Tenente Filipe Gonçalves.

 

CRC, Primeira Equipa

 

 

Os elementos do CRC português trabalham em coordenação com os elementos do CRC da Icelandic Coast Guard.

 

CRC islandês

 

CRC 1

 

CRC 2

Primeira equipa do destacamento de regresso a Portugal

 

A primeira equipa do destacamento Iceland Air Policing 2012 já embarcou no C-130 de regresso a Portugal.

 

O Tenente-Coronel Fernando Costa -  comandante de destacamento da primeira equipa - e o Major João Raimundo - Chefe das Operações - despediram-se pessoalmente de cada um dos militares que embarcou na aeronave.

 

Nestas alturas os níveis de emoção são sempre um pouco mais elevados e notou-se uma sensação de nostalgia em alguns rostos.

 

Ainda assim, os militares que vão sabem que os que ficam vão desempenhar as - até agora suas -  funções/missões com o máximo de profissionalismo e rigor.

 

Dia 18 de Setembro ambas as equipas voltarão a reencontrar-se em Portugal, quando os que ficaram terminarem a sua missão.

 

Até lá continuaremos por aqui, a dar-lhe conta do dia-a-dia dos nossos militares. Continue a acompanhar-nos.

 

Partida da Primeira Equipa

 

Partida Primeira Equipa 2

Segunda equipa do Destacamento já está na Islândia

 

Chegaram hoje a solo islandês os elementos que constituem a segunda equipa da missão Iceland Air Policing 2012 e que vão revezar a equipa que se encontra cá desde o início da missão.

 

O actual Comandante do Destacamento, Tenente-Coronel Fernando Costa vai ceder o cargo ao Tenente-Coronel Carlos Lourenço, que ficará nessa posição até ao final da missão. 

 

Tenente-Coronel Fernando Costa recebe Tenente-Coronel Carlos Lourenço

 

O C-130 que aterrou no aeroporto de Keflavik com o contingente da segunda equipa foi comandando pelo Coronel Cartaxo Alves, do Comando Aéreo, um piloto com mais de nove mil horas de voo acumuladas ao longo da carreira.

 

Coronel Cartaxo Alves

 

No avião também chegaram três jornalistas da Lusa, com o intuito de acompanhar um pouco do trabalho do destacamento. O Tenente-Coronel Fernando Costa foi, naturalmente, um dos entrevistados pelos elementos da comunicação social.

 

Lusa entrevista Tenente-Coronel Fernando Costa

 

No final do dia, todos os militares se reuniram e foram convidados os responsáveis da nação anfitriã para uma breve cerimónia de entrega de lembranças simbólicas, pela sua incansável dedicação.

 

Coronel Cartaxo Alves entrega lembrança ao responsável das operações islandesas

 

Os elementos da nação anfitriã não deixaram passar a ocasião sem demonstrar a prova do seu apreço pelos elementos da primeira equipa. Como tal,  também eles entregaram algumas lembranças simbólicas a membros do destacamento.

 

Tenente-Coronel Fernando Costa agraciado com lembrança simbólica

 

Esta cerimónia foi seguida de um jantar com todo o grupo, que assinalou o final de um dos dias mais marcantes desta missão. A quase totalidade dos elementos que constituíam o destacamento vão partir amanhã de regresso a Portugal, na certeza de terem cumprido a sua missão.

 

Os homens que os vêm substituir estarão certamente à altura do grau de excelência estabelecido.

A bordo de um F-16

 

Muitos se terão já questionado como é estar a bordo de um F-16, ou voar em conjunto com outra aeronave.

 

No vídeo que se segue tem a oportunidade de acompanhar parte de uma missão em espaço aéreo islandês e viver de perto esta experiência.

 

<<   1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  >>