Missão

O exercício REAL THAW (RT14), que se realiza de 03 a 14 de fevereiro, é um exercício da Força Aérea planeado e conduzido sob a égide do Comando Aéreo, órgão da Força Aérea responsável pelo treino e aprontamento das unidades operacionais que possam vir a participar em operações militares nos mais diversos quadros de cooperação internacional (NATO e UE).

 

A coordenação do RT14 é realizada na Base Aérea Nº5 (BA5), em Monte Real, e as ações desenrolam-se, na sua maioria, na região de Monte Real e Seia. As instalações do Aeródromo Municipal de Seia estão integradas no exercício RT14 como "Base Aérea Tática" e servem de apoio às operações aéreas e terrestres que se realizam nesta zona, em Monfortinho, Pinhel e Aguiar da Beira e constituem-se como um local estratégico para o cumprimento das missões planeadas.

 

Para a correta execução deste exercício foi desenvolvido um cenário (fictício) que pretende criar situações realistas e complexas que desafiem as forças participantes a executar as ações adequadas. De um modo geral uma operação militar engloba um conjunto de ações correlacionadas no tempo e no espaço, planeadas e executadas por forças militares visando obter um efeito que satisfaça um objetivo político/militar definido superiormente. Assim, um exercício militar pretende criar cenários político/militares que repliquem o mais possível situações verosímeis onde o poder militar possa ser empregue a fim de proporcionar o adequado treino a forças militares para uma possível projeção de forças num teatro de operações dinâmico e atual.