INÍCIO . BIOGRAFIA

< voltar

Diretor do Museu do Ar
Coronel Rui Alberto Gomes Bento Roque
Técnico de Pessoal e Apoio Administrativo
Coronel Rui Alberto Gomes Bento Roque

O Coronel Rui Alberto Gomes Bento Roque nasceu em Lisboa, em novembro de 1962.

Ingressou na Força Aérea em julho de 1980, frequentou o Curso de Oficiais Milicianos e em 1987 ingressou no Quadro Permanente na especialidade de Técnico de Pessoal e Apoio Administrativo.

De 1984 a 1994, desempenhou funções no Centro de Documentação e Informação da Força Aérea, tendo sido nomeado, em setembro de 1993, Chefe desse mesmo Centro. Cumulativamente, de 1989 a 1994, foi Representante Nacional no Technical Information Panel (TIP) do NATO Advisory Group for Aerospace Research and Development (AGARD).

Em setembro de 1994 e por um período de três anos, foi nomeado oficial adjunto da Unidade Nacional de Apoio (Portuguese National Support Unit - NSUPO) NATO Airborne Early Warning & Control Force, E-3A Component, NATO Air Base, em Geilenkirchen, na Alemanha.

De regresso a Portugal, em 1997, foi colocado na Direção de Pessoal onde, até setembro de 2008, desempenhou as funções de Adjunto do Chefe da Secção de Promoções; Chefe da Secção de Promoções, Reservas, Reformas e Pensões; e de Chefe da Repartição de Carreiras e Promoções.

Em setembro de 2008, assumiu as funções de Chief, Administration & Registry Branch e Security Officer no NATO Joint Analysis & Lessons Learned Centre (JALLC), em Monsanto.

Em outubro de 2011, foi colocado no Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, onde exerceu as funções de Chefe das Relações Públicas e Porta-voz da Força Aérea.

Foi nomeado Diretor do Museu do Ar em 12 de dezembro de 2016.

Ao longo da sua carreira militar, o Coronel Rui Roque frequentou diversos cursos, nacionais e NATO, sendo de realçar o Curso Geral de Guerra Aérea realizado no ano letivo 1999/2000 no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea; o curso de Avaliação de eficiência de serviços/centros de informação efetuado em 1988 no Advisory Group for Aerospace Research and Development (AGARD), em França; o NATO Defence Against Terrorism Course e o NATO Security Course efetuados em 2009 na NATO School Oberammergau, na Alemanha.

O Coronel Rui Roque é ainda possuidor de uma Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam a Ordem Militar de Avis no grau de Oficial; a Medalha de Serviços Distintos, nos graus Ouro e Prata; a Medalha de Mérito Militar de 2ª Classe, a Medalha da Cruz de São Jorge de 2ª Classe e a Medalha de Mérito Aeronáutico de 1ª e 2ª Classe.

O Coronel Rui Roque é casado e tem um filho.


APOIO
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web