INÍCIO . . FORÇA AÉREA PARTICIPA NO OBANGAME EXPRESS 2016

< voltar




Força Aérea participa no Obangame Express 2016
Exercício multinacional em África 16.03.2016

Força Aérea participa no Obangame Express 2016

Um destacamento da Esquadra 601 - "Lobos" partiu em março de 2016 rumo ao continente africano, para participar no exercício Obangame Express 2016, da Marinha norte-americana.

A Força Aérea participa no exercício com a aeronave P-3C CUP+ e um efetivo de cerca de 17 pessoas.

O Obangame decorre no Golfo da Guiné, sob a alçada da Componente Naval do Comando norte-americano em África (U.S. AFRICOM 1), que faz parte de um total de seis Comandos Estratégicos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.

O U.S. AFRICOM é responsável por várias iniciativas envolvendo operações reais, bem como por exercícios combinados e ações de cooperação com outras nações relacionadas com a segurança.

Dada a experiência da Esquadra 601 em operações de ambiente marítimo (e os sensores de que dispõe), o seu empenhamento vai centrar-se no patrulhamento, monitorização e recolha de informações para compilação do panorama de superfície.

A presença da Força Aérea Portuguesa no continente africano será maximizada com a participação em iniciativas bilaterais de Cooperação Técnico-Militar com países da CPLP (nomeadamente S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde), no âmbito da fiscalização, vigilância conjunta e segurança marítima.

1 U.S. AFRICOM – United States Africa Command




APOIO
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web