Conteúdo principal

Cerimónia Handover/Takeover da missão Baltic Air Policing

Decorreu a 31 de agosto de 2016, na Base Aérea de Siauliai, Lituânia, a cerimónia Handover/Takeover da missão NATO Baltic Air Policing 2016.

Esta cerimónia simbolizou o fim da missão da Força Nacional Destacada por Portugal, bem como o início da missão da Força Aérea Francesa. Estiveram presentes diversas entidades militares e civis, de entre as quais se destacam altos representantes do Ministério da Defesa da Lituânia, da Letónia e da Estónia, da Câmara Municipal de Siauliai, do NATO Allied Air Command, da NATO Force Integration Unit, da Embaixada de Portugal na Dinamarca (também responsável pela representação diplomática na Lituânia), do Comando Conjunto para as Operações Militares (Estado-Maior-General das Forças Armadas), da Força Aérea Portuguesa e da Força Aérea Francesa.

Houve lugar a discursos por parte do Ministério da Defesa da Lituânia, da NATO, da Força Aérea Portuguesa e Francesa, à imposição de condecorações a alguns militares da Força Aérea Portuguesa e à entrega simbólica da chave do espaço aéreo dos três países bálticos (Lituânia, Letónia e Estónia).

Por fim, discursaram os comandantes de cada destacamento –Tenente-Coronel Luís Morais e Tenente-Coronel Boris Pomirol. Para concluir o evento, os convidados puderam assistir a um static display das aeronaves F-16 MLU da Força Aérea Portuguesa e Mirage 2000 da Força Aérea Francesa, bem como a uma passagem aérea numa formação constituída por duas aeronaves de cada nação.

Dá-se assim por terminado o bloco 41 do Baltic Air Policing, constituído por Portugal (a partir da Lituânia) e Reino Unido (a partir da Estónia) e inicia-se o Bloco 42, constituído por França (a partir da Lituânia) e Alemanha (a partir da Estónia).