Conteúdo principal

Base Aérea N.º 5 abriu portas ao público

Atividade aérea com aeronaves F-16, demonstrações cinotécnicas, mini-recruta e várias exposições temáticas. Foram algumas das coisas possíveis de encontrar no Dia de Base Aberta da Base Aérea N.º 5 (BA5), em Monte Real, no dia 18 de setembro.
 
A BA5, recentemente distinguida com a bandeira “Registo EMAS”, símbolo de desempenho ambiental, mostrou uma grande preocupação com esta temática. Assim, houve lugar para um “frente a frente” entre veículos antigos e veículos modernos e ecológicos, bem como uma demonstração de motas.
 
Além de ter sido possível ver de perto o “caça” da Força Aérea e a respetiva panóplia de armamento, os visitantes puderam ainda conhecer aeronaves históricas, entrar numa viatura de combate a incêndios protec-fire, assistir a atividades de aeromodelismo, experimentar simuladores de voo, manutenção, capotamento e colisão, descontaminação de oxigénio e hidrazina, de TGP, experimentar uma cadeira de ejeção e equipamento de suporte de vida (como o fato de voo “anti-g”).
 
Durante o dia esteve disponível uma zona de restauração e os mais novos puderam contar com insufláveis, pista tática, batismos de karting elétricos e de gasolina, aulas de deporto (como Zumba, Karaté, Tai-Chi e Kung Fu) para animar ainda mais o dia.
 
Esteve ainda presente a equipa “Era a BA5”, responsável pela recuperação de aeronaves como o F-86 e o T-33 (exposto na BA5, ainda na fase de recuperação), o aeroclube de Leiria. Contámos ainda com a participação de demonstrações de voo da Força Aérea Romena e da Força Aérea Belga.

A cantora Rita Guerra marcou presença na BA5 neste dia, juntando-se às comemorações do aniversário da Força Aérea.
 
Saliente-se ainda que muitos visitantes e entidades que participaram no Dia da Base Aberta acederam à solicitação da BA5 e corresponderam com a entrega de bens alimentares para entregar a instituições de solidariedade. As portas abriram às 10h00 e encerraram às 17h00.