Conteúdo principal

Comando da Zona Aérea dos Açores tem novo comandante

Decorreu na Base Aérea N.º 4 (BA4), nas Lajes, Ilha Terceira, Açores, a 13 de outubro de 2016, a cerimónia da rendição do Comandante da Zona Aérea dos Açores.
 
O Brigadeiro-General Piloto-Aviador (PILAV) Rui Manuel Pires De Brito Elvas foi rendido na função pelo Brigadeiro-General PILAV Eduardo Jorge Pontes De Albuquerque Faria.
 
A cerimónia militar foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) - General Manuel Teixeira Rolo - e contou com a apresentação das Forças em Parada, com a integração do Estandarte Nacional na formatura, alocuções pelo novo Comandante e pelo General CEMFA e, por fim, com o desfile das Forças em parada.
 
O Brigadeiro-General Eduardo Faria nasceu em Barcelos, tem 36 anos de serviço efetivo e está habilitado com o curso de pilotagem aeronáutica da Academia da Força Aérea, tendo efectuado o estágio final de pilotagem nos Estados Unidos da América. Possui o curso NATO Staff Officer, estágio CIMIC (UK), estágio de estados-maiores conjuntos e vários cursos e estágios relacionados com a área de pilotagem aeronáutica.
 
Ao longo da sua carreira prestou serviço em diversas unidades e estabelecimentos das forças armadas, como a Academia Militar, Escola Militar de Electromecânica, BA1 (Sintra), BA3 (Tancos), BA6 (Montijo), Gabinete do CEMFA, CINCSOUTHLANT (oeiras) e BA4.
 
Desempenhou as funções de piloto-comandante do helicóptero SA-330 Puma na esquadra 751 e na extinta esquadra 711 (da qual foi comandante), funções de assistente do chefe de gabinete do CEMFA, responsável pelos assuntos relacionados com o diálogo do Mediterrâneo e com a parceria para a paz (PFP), como “Plans and Policy Officer”. Em maio de 2005 comandou o destacamento de C-130 em Kabul (Afeganistão) enquanto desempenhava as funções de comandante do grupo operacional 41 da BA4.
 
Em setembro de 2007 assumiu o cargo de adido de defesa na embaixada de Portugal em Roma, acumulando as suas funções com a Turquia e Israel, até junho de 2010.
 
Regressa às Lajes para desempenhar o cargo de Chefe do Estado-Maior da Zona Aérea dos Açores, acumulando com as funções de piloto comandante de SA-330 Puma, aeronave na qual contabiliza mais de 4.000 horas de voo.
 
Em outubro de 2012 toma posse como comandante da BA4, até ser nomeado para o Curso de Promoção a Oficial General, em novembro de 2014.
 
Nestas últimas funções esteve particularmente envolvido no processo de redução do contingente americano estacionado nas Lajes, sobretudo na identificação de possíveis lacunas e sua mitigação.
 
Em setembro de 2015 é nomeado para chefiar a Divisão de Planeamento da Força Aérea, onde esteve colocado até 3 de outubro de 2016, altura em que foi nomeado para Comandante da Zona Aérea dos Açores.
 
Da sua folha de serviços constam a medalha de prata de comportamento exemplar, medalha ouro de comportamento exemplar, medalha de louvor da cruz vermelha portuguesa, medalha de ouro de serviços distintos colectiva (Presidente da República), a medalha “NATO non-article five”, medalha de S. Jorge 1ª classe, medalha de mérito aeronáutico 1ª classe, medalha de mérito militar 1ª classe e vários louvores de general/almirante e coronel.
 
É casado e tem uma filha.