Conteúdo principal

Tenente-General Alfredo Cruz apresenta livro nos Açores

Decorreu na terça-feira (21 de fevereiro), na Base Aérea N.º4 (BA4), a apresentação do livro "Renascer Sobre o Atlântico", da autoria do Tenente-General Piloto-Aviador Alfredo Cruz.

A obra de ficção baseia-se em factos reais, tendo os céus dos Açores como cenário.

Os acontecimentos retratados no romance remontam a 2001, quando um voo da Air Transat aterrou de emergência na BA4, após ter planado 18 minutos sem combustível, sendo considerado o maior voo planado jamais realizado na aviação comercial.

A cerimónia de apresentação, que decorreu no Salão Nobre do Clube de Oficiais da BA4, contou com a presença de várias entidades militares e civis, tendo sido proferidas alocuções por parte do autor, bem como do Brigadeiro-General Eduardo Faria (Comandante da Zona Aérea dos Açores), do Coronel César Rodrigues (Comandante da BA4) e ainda do Diretor-Geral da Editora VerAçor, Fernando Ranha.

No dia 23 de fevereiro, o livro é também apresentado na Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

O Tenente-General Alfredo Pereira da Cruz ingressou na Força Aérea Portuguesa em 1968 e foi brevetado como piloto de Alouette III na Base Aérea N.º 3, em Tancos, em dezembro de 1970.

Durante cerca de vinte anos voou operacionalmente o helicóptero SA-330 PUMA, fundamentalmente na nobre missão de Busca e Salvamento sobre o mar.

Foi professor no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, chefiou a Divisão de Planeamento Estratégico Militar no Estado-Maior General das Forças Armadas e desempenhou as funções de Inspector-Geral da Força Aérea. Durante a sua carreira desempenhou variadíssimas funções operacionais onde, entre outras, se incluem o comando da esquadra dos Pumas nas Lajes, o comando da Base Aérea N.º4, o Comando da Zona Aérea dos Açores, o Comando Operacional dos Açores, o Comando Operacional da Força Aérea e o Comando do Centro de Operações Conjunto da NATO, em Lisboa.

Foi piloto operacional em diversas Esquadras da Força Aérea e tem cerca de 4 500 horas de voo, nomeadamente nos helicópteros Alouette III e PUMA.

Atualmente desempenha as funções de Diretor da "Mais Alto", a revista da Força Aérea.