INÍCIO . . FORÇA AÉREA FAZ DOIS RESGATES NO MESMO DIA

< voltar




Força Aérea faz dois resgates no mesmo dia
Missões realizadas no continente e nos Açores 09.03.2017

Força Aérea faz dois resgates no mesmo dia

Os meios da Força Aérea estiveram envolvidos em duas missões de resgate no dia 09 de março, uma em Portugal continental e outra nos Açores.

Pela manhã, em coordenação com a Marinha, foi resgatado um doente que se encontrava a bordo do pesqueiro “Nuevo Taconeo”, a cerca de 460 quilómetros a sudoeste do Montijo. A missão envolveu uma aeronave EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – “Pumas”, e uma aeronave C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa, após solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, conduziu as operações aéreas. O paciente, um homem de 53 anos e de nacionalidade espanhola, precisava de assistência médica urgente e foi recuperado pela tripulação do EH-101 Merlin, apoiada pela tripulação do C-295M, que acompanhou o helicóptero e prestou apoio às operações.

O C-295M regressou à Base Aérea N.º6, no Montijo, e o EH-101 Merlin seguiu até ao Aeródromo de Trânsito N.º1, em Figo Maduro, de onde o doente partiu para uma unidade hospitalar.

Já nos Açores, a Força Aérea, em coordenação com a Marinha, o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, resgatou na tarde do mesmo dia, 09 de março, um tripulante do pesqueiro "Loucenzas". 

Esta embarcação navegava a cerca de 352 quilómetros a Noroeste da Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores. O tripulante, um homem de 53 anos e de nacionalidade espanhola também ele, necessitava igualmente de cuidados médicos. 

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes, após solicitação do Centro de Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, conduziu as operações aéreas. Para tal, empenhou um helicóptero EH-101 MERLIN, da Esquadra 751 – “Pumas,” com uma equipa médica militar a bordo.

O indivíduo foi retirado da embarcação pela tripulação do helicóptero e posteriormente transportado até ao Hospital de Santo Espírito Santo da Ilha Terceira. Após a missão, o meio aéreo regressou à Base Aérea N.º 4, onde está em destacamento permanente.





Vídeo da primeira missão:










TAGS: sar


APOIO
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web