INÍCIO . . FORÇA AÉREA TESTA REABASTECIMENTO AÉREO INOVADOR

< voltar




Força Aérea testa reabastecimento Aéreo inovador
Airbus Defense & Space e a Força Aérea colaboram desde 2007 03.04.2017

Força Aérea testa reabastecimento Aéreo inovador

A Força Aérea Portuguesa, através da aeronave F-16M, foi, no passado mês de março, pioneira na fase de testes para certificação de um novo processo de reabastecimento aéreo que a Airbus Defense & Space está a desenvolver.
 
A Aeronave Airbus A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) utiliza neste momento o Aerial Refueling Boom System (ARBS), uma tecnologia de reabastecimento aéreo em que o operador RARO (Remote Aerial refuelling Operator) recorre a um sistema de vídeo digital 2D / 3D de alta definição para, manualmente, conduzir a mangueira de reabastecimento até à aeronave receptora.
 
O novo sistema, testado pela primeira vez por aeronaves F-16M da Força Aérea Portuguesa, é semelhante, sendo a abordagem inicial e o encaminhamento da aeronave recetora executados manualmente pelo operador RARO a partir da consola do A330 MRTT, podendo, assim que o sistema de processamento de imagem adquire o recetor e a sua posição, usar o auxílio do sistema para que de uma forma automática a lança de reabastecimento siga automaticamente para a aeronave recetora.
Após este procedimento o operador volta a ser responsável pela ativação do contato e por dar início ao reabastecimento.
 
Esta inovação no processo de reabastecimento aéreo permite reduzir o risco e aumentar a produtividade do Airbus A330 MRTT, aumentando o número de reabastecimentos possível por missão.
 
Este foi o primeiro teste realizado com recurso a esta nova tecnologia e faz parte de uma série de testes que estão a ser realizador para a sua certificação.

A Força Aérea Portuguesa e a Airbus Defense & Space colaboram desde 2007 no âmbito do reabastecimento aéreo para treino e qualificação de tripulações da aeronave Airbus A330 MRTT. Esta parceria estará em vigor pelo menos até 2019.





TAGS: f16


APOIO
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web