INÍCIO . . P-3C EM MISSÃO MULTINACIONAL PARA RESGATAR TRÊS PESSOAS

< voltar




P-3C em missão multinacional para resgatar três pessoas
Participantes da corrida OSTAR TWOSTAR sem capacidade de navegação 12.06.2017

P-3C em missão multinacional para resgatar três pessoas

A Força Aérea Portuguesa, a Marinha Portuguesa, a Royal Canadian Air Force e a Royal Air Force participaram no resgate de três velejadores da corrida transatlântica “OSTAR TWOSTAR 2017”, organizada pelo Royal Western Yatch Club. A missão iniciou no dia 09 de junho e terminou no dia seguinte.

Os indivíduos navegavam a cerca de 1022 quilómetros da ilha Terceira, nos Açores, e encontravam-se com dificuldades de navegação. Um indivíduo, britânico, de 73 anos, navegava a bordo do veleiro “TAMARIND” e emitiu um sinal de emergência. Outros dois indivíduos, de 62 e 55 anos, a bordo do veleiro holandês “HAPPY”, quebraram o mastro.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes conduziu as operações aéreas juntamente com o Joint Rescue Coordination Centre Halifax, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (Marinha) ter solicitado o empenhamento de meios aéreos.

O meio ativado pelo RCC Lajes foi o Lockheed P-3C CUP+, da Esquadra 601 - “Lobos”, sediado em Beja, juntando-se na área de operações a um Lockheed CP-140 Aurora e a um CC-130 Hercules canadianos e ainda a um C-130 britânico. 

Os três indivíduos foram resgatados com sucesso por duas embarcações que alteraram a sua rota para prestar auxílio. Os tripulantes do “HAPPY” foram resgatados às 08H50Z de dia 10 de junho pelo rebocador holandês “APL FORWARD” e transportados para as Bermudas. O tripulante do “TAMARIND” foi resgatado perto das 13H15Z pelo navio de passageiros “RMS QUEEN MARY 2”, com destino ao Canadá, Halifax. Esteve também presente na área o mercante “LABRADOR”, que, por diversas vezes, tentou prestar auxílio. Porém, as más condições meteorológicas inviabilizaram a operação.





APOIO
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web