INÍCIO . . FORÇA AÉREA RESGATA TRIPULANTE DE VELEIRO

< voltar




Força Aérea resgata tripulante de veleiro
Missão no arquipélago dos Açores 31.07.2017

Força Aérea resgata tripulante de veleiro

A Força Aérea resgatou, durante a tarde de 30 de julho, um tripulante de nacionalidade francesa, com 58 anos de idade, que navegava a bordo do veleiro PAPILLON e necessitava de ajuda médica urgente. A embarcação encontrava-se a cerca de 722 quilómetros a oeste da ilha das Flores, no arquipélago dos Açores, quando foi solicitado auxílio.

Primariamente, foi empregue o navio mercante BORPORUS HIGHWAY, do Panamá, que divergiu da sua rota, para transportar o tripulante de forma mais rápida até ao ponto de extração, onde se encontrava o EH-101 MERLIN, da Esquadra 751 – Pumas, tendo este sido recuperado a 444 quilómetros, a oeste das Lajes da ilha Terceira.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) conduziu as operações aéreas, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (Marinha) ter solicitado o empenhamento de meios. O helicóptero EH-101 MERLIN descolou da Base Aérea Nº4 (BA4) – Lajes, pelas 14H15 (hora local) com uma equipa médica militar a bordo, e seguiu para a zona onde se encontrava o navio mercante.

As condições atmosféricas no local do resgate eram de ondulação de dois metros e vento a 28 km/h.

O tripulante foi resgatado da embarcação com sucesso e posteriormente transportado para o Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, em São Miguel, onde aterrou pelas 19H10.

O EH-101 MERLIN regressou à BA4 às 21H10.



APOIO
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web