INÍCIO . . VISITA AO CRC KARMELAVA

< voltar




Visita ao CRC Karmelava
Baltic Air Policing 2018 12.05.2018

Visita ao CRC Karmelava

O Comandante do destacamento Português de F-16M, na Lituânia, Tenente-Coronel Afonso Gaiolas, acompanhado por uma comitiva de militares portugueses sob seu comando visitou, no dia 08 de maio, o Centro de Relato e Controlo de Karmelava (CRC Karmelava).

O Comandante da Força Portuguesa foi recebido pelo chefe do CRC Karmelava, Tenente-Coronel Gatis Gailitis, pelo seu oficial de operações e pelos dois militares portugueses que se encontram naquele centro como oficiais de ligação, tendo realizado uma visita guiada às instalações, acompanhando assim mais de perto o trabalho ali realizado.

Situado a 150km a sul da Base Aérea de Siauliai, o Centro de Relato e Controlo de Karmelava é o órgão responsável pela vigilância e controlo do espaço aéreo dos Bálticos. À semelhança do que acontece no nosso país, os militares que operam neste centro, trabalham 24 horas por dia, todos os dias do ano, para garantir o aviso prévio e, se necessário, dar a ordem de descolagem aos F-16M portugueses para interceção de aeronaves que cruzem espaço aéreo de interesse estratégico da NATO e que não obedeçam a todos os procedimentos aeronáuticos internacionalmente estabelecidos.

Os dois oficiais de ligação, destacados em Karmelava, são dois Fighter Controllers provenientes do Centro de Relato e Controlo de Monsanto, em Lisboa, e têm como missão coordenar o emprego dos F-16M com os órgãos de comando da NATO, sendo ainda responsáveis por acompanhar as ações dos Fighter controllers da Estónia, Letónia e Lituânia, enquanto interagem com as aeronaves portuguesas no âmbito da missão Baltic Air Policing.


TAGS: bap18


APOIO
FAP ONLINE
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2018 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web