INÍCIO . . AERÓDROMO DE MANOBRA Nº1 ASSINALA 49º ANIVERSÁRIO

< voltar




Aeródromo de Manobra Nº1 assinala 49º aniversário
Unidade destaca-se no apoio a várias missões e exercícios 04.04.2014

Aeródromo de Manobra Nº1 assinala 49º aniversário

O Aeródromo de Manobra Nº1 (AM1) comemorou, no dia 03 de abril, o seu 49º Aniversário. A efeméride foi assinalada com uma cerimónia militar presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea - General José António de Magalhães Araújo Pinheiro - e na qual o Comandante do AM1 - Tenente-Coronel Jorge Pimenta - proferiu uma alocução.

Localizada em Maceda - Ovar, esta unidade militar tem desempenhado missões importantes ao longo dos anos. De salientar o apoio a inúmeros eventos e exercícios nacionais, com a utilização das infraestruturas por parte das esquadras de voo: 501 (C-130H), 601 (P-3C), 201 e 301 (F-16), e internacionais, com a vinda de destacamentos da NAEW Component (E-3A AWACS), destacamentos C-130 da Força Aérea Belga, bem como a realização dos exercícios HOT BLADE 2012 e 2013.

Na vertente do apoio a missões de interesse público, o AM1 acolhe - há vários anos - o destacamento permanente de um ALOUETTE III, da Esquadra 552 – “Zangões”, para Busca e Salvamento.

Tem também servido, sempre que necessário, de base a meios aéreos dedicados a operações de combate a incêndios florestais. Da mesma forma, tem apoiado missões de transporte de equipas médicas de recolha de órgãos para transplantes urgentes na zona Norte do país.

É também no AM1 que está instalado o Pólo do Museu do Ar na zona Norte do país.

 

 

Por: RQ
ALF/RHL



APOIO
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web