Conteúdo principal

SHARPEYE 14

O Centro de Investigação da Academia da Força Aérea realizou o maior exercício nacional com Veículos Aéreos Autónomos Não Tripulados(UAS). O SHARPEYE 14 decorreu entre os dias 06 e 17 de outubro, no Aeródromo Municipal de Santa Cruz – Torres Vedras, com o objetivo de avaliar as capacidades proporcionadas pelos UAS no âmbito de operações aeronavais.

Na primeira edição deste exercício, foram realizados testes de voo com UAS para recolha de dados sobre água, de modo a incrementar os níveis de conhecimento situacional marítimo (e. g. derrames de hidrocarbonetos, monitorização de navios, monitorização de arribas costeiras, entre outros).

Para o cumprimento destes objetivos, utilizaram-se três sistemas UAV da FAP, de 25 kg de peso máximo à descolagem, do tipo Alfa-Extended. Os meios navais necessários para a realização deste exercício foram disponibilizados pela Guarda Nacional Republicana.

No SHARPEYE 14, participaram também a Marinha, a European Maritime Safety Agency e outras entidades com as quais a Força Aérea tem colaborado.