Conteúdo principal

Esquadra 751 "Pumas" resgata cidadão britânico

A Esquadra 751 “Pumas” da Força Aérea Portuguesa efetuou no dia 30 de outubro uma evacuação médica de um passageiro do cruzeiro “NorwegianEpic”, com pavilhão das Bahamas, que se encontrava a navegar a 242 quilómetros a oeste do Funchal –Ilha da Madeira.

O pedido de auxílio foi recebido através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento do Funchal (MRSC Funchal), pelas 03h47, horas locais. De imediato o MRSC Funchal contactou o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, que identificou a necessidade de evacuação urgente do passageiro.

O Centro de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) empenhou um Helicóptero EH-101 Merlin destacado no Aeródromo de Manobra Nº3, em Porto Santo, tendo a aeronave descolado ainda durante a madrugada ao encontro do navio cruzeiro.

Chegando ao local a tripulação da Esquadra 751 resgatou com sucesso a vitima, um cidadão de nacionalidade britânica e a sua acompanhante. Após o resgate o EH-101 Merlin dirigiu-se para o Aeroporto do Funchal, onde aguardava uma ambulância da Equipa de Emergência Médica da Região Autónoma da Madeira que seguiu para o Hospital Dr. Nélio Mendonça.