Conteúdo principal

Esquadra 751 - "Pumas" galardoada

A esquadra 751 – “Pumas” da Força Aérea Portuguesa recebeu dia 04 de março de 2015 – nos Estados Unidos da América - o prémio internacional de serviço humanitário pela Helicopter Association International (HAI).
 
Os galardões atribuídos por esta associação gozam de um reconhecido prestígio mundial, sendo tradicionalmente encarados como os “Óscares” da aviação de helicópteros.
 
No comunicado sobre a atribuição do prémio, a HAI refere que apesar da dimensão geográfica de Portugal, os militares da Força Aérea têm uma área de responsabilidade que abrange aproximadamente um terço do Atlântico Norte. A associação refere a missão de busca e salvamento dos “Pumas” numa área que corresponde a cerca de dois terços do tamanho dos Estados Unidos - incluindo os Estados do Alaska e Hawaii – ou cerca de um terço do Atlântico Norte. Enaltece ainda a maior operação sem reabastecimento executada pela Esquadra 751, que durou mais de sete horas, num trajeto superior a 1340 quilómetros.

No dia 13 de março, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea – General José António de Magalhães Araújo Pinheiro – deslocou-se à Base Aérea N.º 6 (Montijo) para visitar a Esquadra 751 e congratulá-la pessoalmente pelo galardão. Essa cerimónia contou com a presença do representante da Agusta-Westland em Portugal, que entregou aos “Pumas” um modelo do EH-101 Merlin feito à escala.

Com quase 20 mil horas de voo feitas ao longo dos dez anos de operação da Força Aérea Portuguesa nos helicópteros EH-101 Merlin, os “Pumas” já salvaram mais de 3.000 (três mil) vidas.
 
É com orgulho que a Força Aérea Portuguesa vê uma das suas esquadras de voo ser reconhecida mundialmente por um trabalho valoroso, esforçado e com o sacrifício pessoal e diário de muitos dos nossos militares.
 
“Para que outros vivam”.