Conteúdo principal

Primeiro-ministro visita destacamento em Málaga

O destacamento da Força Aérea em Málaga, a participar na operação da Agência FRONTEX para controlo da migração irregular no Mediterrâneo, recebeu a visita do primeiro–ministro (PM), Pedro Passos Coelho, no dia 29 de julho. A acompanhar o PM nesta deslocação, estiveram o ministro da Defesa Nacional, Aguiar-Branco, e a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues.
 
A Operação INDALO, onde estão envolvidos 19 militares da Esquadra 502 – “Elefantes” e uma aeronave C-295 (configuração VIMAR), teve inicio a 01 de julho e decorre até final deste mês. Até ao dia em que ocorreu a visita das altas entidades a Málaga, já tinham sido investigadas 146 embarcações, detetados 672 migrantes ilegais e voadas mais de 100 horas no patrulhamento das fronteiras marítimas a sul de Espanha.
 
Portugal colabora anualmente, desde 2011, em operações conjuntas da FRONTEX, especialmente no âmbito da deteção dos fluxos migratórios ilegais no Mediterrâneo – em resposta a pedidos internacionais veiculados através do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que integra também o destacamento na INDALO.
 
Nesse sentido, tanto Pedro Passos Coelho como Aguiar Branco afirmaram a disponibilidade do país para continuar a apoiar estas missões.
 
No dia 31 de julho, a Esquadra 502 termina a participação na operação INDALO, no entanto a Esquadra 601 – “Lobos” mantém-se ao serviço da FRONTEX até ao final de agosto, no âmbito da Operação TRITON. A partir de Sigonella, Itália, 24 militares, uma aeronave P–3C CUP+ e um elemento do SEF fazem vigilância marítima numa área que vai do sul de Itália ao norte da Líbia.