INÍCIO . . RENDIÇÃO DO COMANDANTE DA BASE AÉREA N.º 1

< voltar




Rendição do Comandante da Base Aérea N.º 1
02.10.2015

Rendição do Comandante da Base Aérea N.º 1

Realizou-se no dia 02 de outubro – em Pêro Pinheiro, Sintra - a Cerimónia de Rendição do Comandante da Base Aérea N.º 1 (BA1), presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José António de Magalhães Araújo Pinheiro.
Tomou posse como Comandante da Unidade o Coronel Piloto-Aviador Sérgio Roberto Leite da Costa Pereira,substituindo no cargo o Coronel Piloto-Aviador Rui José dos Santos Pedroso Pinheiro de Freitas.
Após a tomada de posse, o Coronel Sérgio Pereira dirigiu algumas palavras aos presentes, agradecendo em primeiro lugar ao seu antecessor “e amigo” Coronel Rui Freitas, com uma palavra especial pela “permanente disponibilidade”.
O novo Comandante garantiu ainda que irá ”ouvir, observar e tomar consciência da realidade da Unidade e sobretudo das pessoas” que nela servem. Expressou ainda vontade de que a BA1: cumpra a missão com eficácia e eficiência, especialmente no que diz respeito à formação dos Pilotos-Aviadores; tenha a consciência que a segurança é um fator crítico da missão; valorize as pessoas, promovendo uma cultura de serviço empenhada no cumprimento do dever; assegure uma organização ágil, flexível e inovador, mantendo a coesão, motivação e disciplina; e – por fim - promova o sentido de pertença, credibilidade e relevância como metas individuais que se projetem na Unidade.
O Coronel Piloto-Aviador Sérgio Roberto Leite da Costa Pereira, alistou-se na Força Aérea em 1984, e é licenciado pela Academia da Força Aérea com o curso de Ciências Militares, ramo Pilotagem Aeronáutica.
 
Voou o helicóptero Alouette III entre 1990 e 1993 como piloto operacional da Esquadra 552 – “Zangões”. Em 1993, tornou-se piloto instrutor e chefe da esquadrilha de instrução de helicópteros na Base Aérea N.º 11, em Beja, onde serviu até 1999. Simultaneamente, integrou a esquadrilha Rotores de Portugal.
 
Após concluir o Curso de Promoção a Oficial Superior em 1999 foi colocado na Esquadra 552 como oficial de operações. Em 2001, durante 10 meses, comandou o destacamento de helicópteros da United Nations Transitional Administration in East Timor, voando mais de 250 horas nesta operação internacional de imposição e manutenção de paz em Timor-leste, sob a égide das Nações Unidas.
 
Antes de ter sido promovido ao seu posto atual em 2010, o Coronel Sérgio Pereira serviu no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea e Instituto de Estudos Superiores Militares, onde foi docente da área de emprego de forças, da área de operações e chefe da área específica da Força Aérea. Em 2009 serviu como Concept Developer do Strategic Concept Branch no NATO Supreme Allied Commander Transformation (SACT) em Norfolk, Estados Unidos da América.
 
Como Coronel, entre 2010 e 2012, foi Deputy Branch-Head do Concept Development and Experimentation Branch no SACT, serviu ainda no Estado-Maior-General das Forças Armadas como chefe da área de planos do Estado-Maior Conjunto e, a partir de 2014, foi subdiretor de instrução da Força Aérea.
 
O coronel Sérgio Pereira tem mais de 3 mil e 500 horas de voo e é detentor de vários cursos e especializações. Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.





APOIO
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web