Conteúdo principal

FRONTEX: Força Aérea termina TRITON e começa POSEIDON

A Força aérea Portuguesa terminou a sua participação na Operação TRITON, da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX).
 
Após a aterragem na Base Aérea do Montijo, no passado dia 01 de novembro de 2015, a Esquadra 502 - "Elefantes" da Força Aérea dá por terminada a operação que durava desde 01 de outubro. Nesta operação sediada na Base Naval de Sigonella, em Itália, os 19 militares do destacamento com a aeronave C-295M contribuíram para o patrulhamento de mais de um milhão de Km2, num esforço de observação de 2.816 embarcações, em 93 horas voadas.
 
Conforme reportado pelos representantes da Agência, a participação da Força Aérea Portuguesa tem-se demonstrado fundamental na ajuda humanitária aos milhares de refugiados que se dirigem para a Europa.
 
Paralelamente, a Força Aérea Portuguesa dá inicio desde o dia 1 de novembro à sua participação na Operação POSEIDON, da Agência FRONTEX.
 
A Esquadra 502 está envolvida nesta operação até 30 de novembro, onde participa a partir de Kalamata – Grécia - com a aeronave C-295M, duas tripulações, militares de apoio e um elemento de ligação no International Coordination Center, em Piraeus. A perspetiva é que sejam efetuadas 100 horas de voo, em cerca 30 missões operacionais.
 
O atual contexto de instabilidade da região e em especial nas proximidades das ilhas gregas exige, moralmente, uma colaboração massiva para minimizar o cenário a que se assiste naquela parte do globo. Estão novamente envolvidos 19 militares nesta operação.

Por: PF
MAJ/NAV