INÍCIO . . TERMINOU O EXERCÍCIO NATO TRIDENT JUNCTURE 2015

< voltar




Terminou o exercício NATO Trident Juncture 2015
06.11.2015

Terminou o exercício NATO Trident Juncture 2015

Terminou o maior exercício da história recente da NATO.
 
O Trident Juncture 2015 (TJ15) decorreu em simultâneo a partir de três nações hospedeiras: Portugal, Itália e Espanha. No território nacional, o TJ15 decorreu nas zonas de Beja, Santa Margarida, Tróia e Setúbal, contando com a presença de cerca de 13 mil militares no terreno, de 14 países da Aliança.

Estiveram envolvidos meios da Força Aérea, da Marinha e do Exército, no âmbito do treino tático e da certificação de diversas unidades militares, bem como no treino dos Comandos de Componente da NATO RESPONSE FORCE 2016, num ambiente de alta interoperabilidade entre nações. O objetivo principal do exercício consistia em demonstrar a capacidade da NATO em planear, gerar, preparar, projetar e sustentar forças e meios atribuídos.

A Base Aérea N.º11, em Beja, acolheu boa parte da componente aérea em território nacional. A Força Aérea Portuguesa destacou seis aeronaves F-16 e um P-3C CUP+, ao lado de mais de 30 aeronaves internacionais, de outros oito países Aliados e Parceiros da NATO.

Com a totalidade da estrutura de Comando da Aliança envolvida, o TJ15 reuniu cerca de 36 mil pessoas de mais de 30 países, 140 aeronaves, 60 navios e sete submarinos.
 
Com o final do exercício, o Quartel-general do Comando de Forças Conjuntas Brunssum fica oficialmente certificado para liderar a NATO RESPONSE FORCE (NRF) ao longo de 2016, caso seja ativada. Portugal participa nesta NRF 2016 com seis aeronaves F-16.







APOIO
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web