INÍCIO . . RESGATE DE TRIPULANTE DO NAVIO MAERSK BOGOR

< voltar




Resgate de tripulante do navio MAERSK BOGOR
10.11.2015

Resgate de tripulante do navio MAERSK BOGOR

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Força Aérea Portuguesa, coordenou - durante o dia 09 e a madrugada de 10 de novembro de 2015 - a operação de resgate médico de um tripulante de 42 anos, do sexo masculino e de nacionalidade indiana, do navio mercante MAERSK BOGOR, a cerca de 560 milhas náuticas (1037 quilómetros) a sudoeste da ilha São Miguel.
 
O pedido de auxílio foi recebido no MRCC Delgada ao início da manhã do dia 09, tendo contactado de imediato o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, que - após contacto com o navio - identificou a necessidade de extração urgente do passageiro.
 
O MRCC Delgada solicitou ao Centro de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes o empenhamento dos meios da Força Aérea e a condução das operações. Para o efeito foram empenhados um helicóptero EH-101 Merlin destacado na Base Aérea n.º 4 (BA4) - Ilha Terceira - e um avião P3-C, da Base Aérea n.º 11 - Beja.
 
Cerca das 02h25 da manhã – hora de Portugal Continental - do dia 10, o EH-101 Merlin descolou da BA4 com uma equipa médica militar a bordo, e rumou ao encontro do navio, com as orientações da equipa aeronave P-3C, que já se encontrava no ar. A extração do doente foi executada com sucesso pelas 04h55. O helicóptero aterrou na BA4 por volta das 05H40, com o paciente a ser transferidos por uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores para os serviços do Hospital de Santo Espírito, Ilha Terceira.
 
Uma missão de salvaguarda da vida humana, realizada com sucesso pela Marinha e pela Força Aérea, com uma duração de cerca de vinte horas e com recurso a vários meios.


Veja aqui o vídeo da missão




APOIO
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web