INÍCIO . . FORÇA AÉREA REALIZA EXERCÍCIO SHARPEYE-15

< voltar




Força Aérea realiza exercício SHARPEYE-15
17.11.2015

Força Aérea realiza exercício SHARPEYE-15

Entre 15 e 22 de novembro de 2015, em Porto Santo - Arquipélago da Madeira -, decorre o Exercício SHARPEYE-15, com o objetivo de se incrementarem os níveis de conhecimento situacional marítimo, no contexto de recolha de dados sobre água.

Este é o maior exercício a nível nacional no âmbito dos Sistemas Aéreos Autónomos Não Tripulados (Unmanned Aerial System - UAS). Durante o SHARPEYE-15 serão realizados voos de longa distância sobre o mar, o que permitirá testar a capacidade dos UAS em termos de alcance e operacionalidade. Decorrerão voos sobre o mar com as plataformas ANTEX (com 150 kg de peso máximo à descolagem), para testar um conjunto de sensores de maior peso e dimensão. Será ainda estudada a possível utilização de um Radar de Abertura Sintética nestes sistemas, bem como testada a integração de um conjunto adicional de dados provenientes de novos sensores (radar, câmaras infravermelhos, etc.).
 
Decorre ainda, entre 14 e 20 de novembro de 2015, o exercício ZARCO 152, no âmbito do planeamento operacional e treino da execução dos planos de contingência do Comando Operacional da Madeira. A Força Aérea participa neste exercício com as aeronaves EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – “Pumas” e C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”. Os UAS referidos no exercício SHARPEYE também participarão no ZARCO 152.








APOIO
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web