INÍCIO . . FORÇA AÉREA NA SALVAGUARDA DA VIDA HUMANA

< voltar




Força Aérea na salvaguarda da vida humana
Quatro missões em 48 horas, nos Açores 01.02.2016

Força Aérea na salvaguarda da vida humana

A Força Aérea resgatou, no dia 31 de janeiro de 2016, quatro tripulantes da embarcação de pesca naufragada Rainha Iemanjá.
 
Esta operação de busca e salvamento envolveu o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, em articulação com a Capitania do Porto de Ponta Delgada e com a Força Aérea, e decorreu durante a madrugada e a manhã do último dia de janeiro. O naufrágio ocorreu junto à costa, próximo da povoação dos Ginetes, ilha de São Miguel (Arquipélago dos Açores).
Nesta operações foram envolvidas as aeronaves EH-101 Merlin, da Esquadra 751 “Pumas”, e C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”.

Imediatamente a seguir a este salvamento, o helicóptero da Esquadra 751 reabasteceu em Ponta Delgada e descolou para uma nova missão de salvamento. O passageiro do navio cruzeiro Saga Sapphire (com bandeira de Malta), um cidadão do Reino Unido com 61 anos, foi resgatado a cerca de 280 milhas náuticas (519 Km) a Sudoeste das Lajes. Depois, foi transportado para o Heliporto do Serviço Regional da Proteção Civil e Bombeiros de Angra, de onde foi transferido para o Hospital de Santo Espírito, de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira, Açores).
 
Ainda no fim de semana de 30 e 31 de janeiro de 2016, a Força Aérea já tinha transportado um recém-nascido da Horta (Ilha do Faial, Açores) para o Hospital de Santo Espírito, durante a noite do dia 29 e madrugada do dia 30, bem como um paciente da Ilha de Santa Maria para a de São Miguel no dia 31. Nesta primeira missão esteve empenhada a aeronave EH-101 Merlin da Esquadra 751 e na segunda a aeronave C-295 M da Esquadra 502.
 
No total das quatro operações, a Força Aérea voou 10 horas e 10 minutos. Sempre pela salvaguarda da vida humana.




Veja aqui o vídeo do resgate dos quatro tripulantes do Rainha Iemanjá:



Veja aqui o vídeo do resgate do passageiro do Saga Sapphire:




Por: RQ
TEN/RHL




APOIO
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web