INÍCIO . . DUAS PESSOAS RESGATADAS E TRÊS DOENTES TRANSPORTADOS

< voltar




Duas pessoas resgatadas e três doentes transportados
22.02.2016

Duas pessoas resgatadas e três doentes transportados

Em menos de 24 horas, a Força Aérea resgatou dois doentes em navios e transportou três pessoas que necessitavam de assistência médica urgente. As missões decorreram em Portugal continental e nos Açores, e envolveram as aeronaves EH-101 Merlin e C-295M, das Esquadras 751 – Pumas e 502 – Elefantes.
 
O primeiro resgate iniciou-se ao final da tarde de ontem: pelas 19h20, o EH-101 Merlin descolou da Base Aérea N.º6, no Montijo, rumo ao navio Aida Mar, que navegava a cerca de 350 quilómetros do Montijo. O doente, um homem de 76 anos e de nacionalidade alemã, foi retirado da embarcação e transportado até ao Aeródromo de Trânsito N.º1, em Figo Maduro, de onde seguiu para uma unidade hospitalar.
 
Já nos Açores, também durante o dia de ontem, os meios da Força Aérea foram ativados para o transporte urgente de três pessoas, que necessitavam de assistência médica diferenciada. Pelas 20h20, o C-295M descolou das Lajes rumo a Ponta Delgada, onde aterrou pelas 20h50. Os doentes foram em seguida encaminhados para o hospital.
 
Por fim, no início da madrugada de hoje, pelas 03h20, o EH-101 destacado nas Lajes descolou para mais um resgate em navio, desta vez a um doente da embarcação Saga Sapphire, que navegava a cerca 220 quilómetros da Ilha Terceira, Açores. Esta mulher, de 78 anos e de nacionalidade inglesa, necessitava igualmente de assistência médica e foi recuperada pela Esquadra 751Pumas. A paciente foi transportada até ao Heliporto de Angra do Heroísmo, onde uma equipa médica estava a postos.
 
As missões foram conduzidas pelos Centros Coordenadores de Busca e Salvamento Aéreo e Marítimo de Lisboa e das Lajes. No total, efetuaram-se 08h55 de voo.






Resgate no navio Saga Sapphire:




APOIO
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web