AMMSM

AMMSM

Em 03 março 2013, aproveitando o cumprimento de uma missão a Cuambo, foi possível conciliar o transporte e fazer acontecer uma visita do Diretor do projeto 12, Coronel João Salvador à Academia Militar Marechal Samora Machel (AMMSM).

 

A missão teve, entre outros, o objetivo de conhecer a Academia, o programa do curso de formação de pilotos e o modo como é desenvolvido e implementado, no sentido de melhor poder executar a formação prática e técnica do tirocínio de pilotos na Escola Prática de Aviação (EPA).

 

No âmbito da visita à Academia, onde se formam os futuros Pilotos Aviadores de Moçambique, o Senhor Major General, Victor Murequetule, Comandante da Academia tinha previsto uma receção de boas vindas ao Diretor do projeto 12. Foi um ato gratificante, que este reconheceu e não mais esquecerá.

 

O Senhor General apresentou as boas vindas, agradeceu e antecipadamente reconheceu o empenho da Força Aérea Portuguesa em tudo fazer, de modo a contribuir para que a formação dos Pilotos Aviadores de Moçambique seja reconhecida pela qualidade. O Senhor General reiterou ainda a solicitação à Força Aérea para continuar empenhada em cooperar para que as boas práticas, já implementadas, sejam asseguradas com processos de qualidade sustentáveis. Foi com a convicção de que se está a trabalhar em equipa, que o Diretor do Projeto 12 considerou adequado, como ato simbólico, oferecer o livro dos 100 anos da Aviação em Portugal e dar a conhecer que já tinham também sido entregues, à Força Aérea de Moçambique, um conjunto de cerca de duas centenas de livros e um conjunto de revistas, no sentido de enriquecer o já significativo espólio da biblioteca da Academia. 

 

O ciclo não estava fechado. Havia mais uma novidade a transmitir. Um ex-aluno regressou à casa mãe, seis anos após ter abraçado a vida militar, já qualificado e aos comandos de um avião com a bandeira do seu país, só possível graças ao empenho de uma grande equipa (Academia e Escola Prática de Aviação) que, ao longo de um processo formativo, tudo fizeram para que a qualidade da formação fosse assegurada. Todos cumpriram a sua missão, formar e qualificar pilotos para cumprir bem a missão que a organização e o país a todos exige. O ciclo foi fechado.

 

Após este agradável momento, o Senhor General deu orientações para que fosse efetuada uma visita à Academia e desenvolvidas as ações consideradas adequadas no sentido de tudo fazer para que os objetivos fossem atingidos.

 

Deu-se assim início à visita à Academia. O Coronel PILAV Mateus, Diretor de Curso do Ciclo da Aviação, conjuntamente com o Diretor do Projeto 3, Tenente Coronel Cipriano e com o Diretor do Projeto 12, Coronel Salvador participaram na apresentação de cumprimentos ao Diretor Pedagógico, Coronel Bastos. Foi uma reunião agradável, de quem está empenhado em tudo fazer para que os resultados finais sejam os que se esperam. De seguida, visitou-se a sala de estudo e a biblioteca, onde o seu acervo, devidamente catalogado, se encontra disponível para consulta. De seguida, o centro de saúde, já com as valências necessárias para a realização da seleção psicotécnica e médica aos candidatos a Piloto Aviador. Como o processo de seleção vai ter o seu início em 18 de Março, foi efetuada uma reunião preparatória dos trabalhos a desenvolver.

 

Na reunião com o Diretor de Curso do Ciclo da Aviação foram apresentados os programas das cadeiras e as boas práticas já desenvolvidas. Analisou-se o que se considera necessário e possível desenvolver, a curto médio prazo, no sentido de garantir procedimentos formativos sustentados e de qualidade e, o como a Força Aérea Portuguesa, através da sua Academia, os poderá assessorar.

 

Após identificadas as ações consideradas adequadas e exequíveis, as mesmas vão ser remetidas às instâncias competentes que as encaminhará para o militar que, no âmbito do processo de assessoria, se empenhará em tudo fazer a fim de cumprir o solicitado.

 

No que concerne às infraestruturas de apoio às aulas, foi dado a conhecer ao Diretor do projeto 12 a sala de aula onde são formados os futuros Pilotos Aviadores. O ambiente aeronáutico era notório. O Simulador de Voo, o Túnel Aerodinâmico, assim como o quadro ainda repleto de fórmulas matemáticas, permitia-nos assumir que estávamos numa das salas onde se formam os "Homens do Ar". Houve ainda a oportunidade de conversar com os estudantes, registando-se com agrado que os níveis motivacionais estão elevados.

 

O dia 5 de Março foi o ponto alto para os estudantes do curso de piloto aviador. Numa ação previamente coordenada com o Diretor de Curso, os alunos foram convidados a dirigirem-se ao aeroporto, na companhia do Ten Pil Botelho e do Ten Pilav Juleco. Esperava-os um momento muito ansiado: a oportunidade de tomar contato com uma das aeronaves que seguramente irão "tratar por tu", o FTB 337-G.

 

Após dois dias em que a partilha, e acima de tudo a amizade foram o tema forte, foi com a sensação que em equipa podemos cooperar de forma assertiva e eficaz, que o Diretor do Projeto 12 se despediu do Senhor Vice- Comandante da Academia Militar, Brigadeiro Armindo Nhabinde. Este reiterou a vontade de continuar a contar com as assessorias da Força Aérea Portuguesa na formação dos seus Pilotos Aviadores e, mais uma vez, expressou palavras muito gratificantes. A despedida foi um " até amanha".


Galeria