Academia Da ForÇa AÉrea

CURSO DE MESTRADO EM AERONAÚTICA MILITAR

DESCRIÇÃO
CONDIÇÕES DE ADMISSÃO
ESPECIALIDADES
DOCUMENTOS
MÉTODOS DE SELEÇÃO
CALENDARIZAÇÃO
VAGAS
SERIAÇÃO
PROGRESSÃO NA CARREIRA
INCENTIVOS
UNIDADE DE FORMAÇÃO

Candidata-te

Candidaturas Online

Candidata-te

Candidaturas Online

FASES CANDIDATURA

Vê abaixo as várias fases pelas quais tens de passar para começares com uma carreira de sucesso, nomeadamente: Fase Documental, Convocação para Provas, Testes Físicos, Testes Psicotécnicos,Testes Médicos, Estágio de Seleção de Vôo, Seriação e Prova de Aptidão Militar(PAM).

Fase

01

CONVOCAÇÃO PARA PROVAS

Convocação para Provas e Inspeções:

Os candidatos serão notificados do dia/hora para prestação de provas, preferencialmente por SMS e E-mail, devendo proceder à confirmação dessa informação através da convocação.

A convocação será feita por ordem decrescente da classificação de acesso ao ensino superior, até se atingir um número que permita o preenchimento integral das vagas planeadas, de acordo com o calendário previsto para a realização dos Métodos de Seleção, pela seguinte ordem:

(a) Para as Provas de Avaliação da Condição Física, os candidatos que não tenham sido excluídos na Avaliação Documental;

(b) Para as Provas de Avaliação Psicológica, os candidatos que forem considerados aptos nas Provas de Avaliação da Condição Física;

(c) Para as Inspeções Médicas, os candidatos que forem considerados aptos nas Provas de Avaliação Psicológica;

(d) Para o Estágio de Seleção de Voo (só para a especialidade PILAV), os candidatos que forem considerados aptos nas Inspeções Médicas;

(e) Para a Prova de Aptidão Militar, os candidatos que forem considerados aptos nas Inspeções Médicas e no Estágio de Seleção de Voo (esta última prova, só para a especialidade PILAV).

Os candidatos que não confirmem o seu interesse na realização da PAM, ou não se apresentem no dia de início da referida prova, consideram-se automaticamente excluídos do concurso, sendo convocados os respetivos reservas.


Convocação de reservas para a PAM:

A convocatória dos reservas é efetuada através de telefone, E-mail ou SMS, devendo os candidatos responderem no prazo indicado na mesma. Caso não o façam consideram-se automaticamente excluídos do concurso.

Fase

02

PROVAS DE AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO FÍSICA e CONHECIMENTOS DE INGLÊS

Estas provas visam avaliar as capacidades físicas dos candidatos, de modo a aferir a sua aptidão para o exercício das funções inerentes à categoria de Oficiais dos QP da Força Aérea e às funções específicas das especialidades a que se destinam. Os candidatos prestam provas de avaliação da condição física geral de acordo com o prescrito em regulamentação própria da Força Aérea. Os candidatos devem ser portadores de equipamento desportivo.

A Prova de Avaliação de Conhecimentos em Língua Inglesa visa avaliar os conhecimentos dos candidatos no domínio da língua inglesa considerando as exigências subjacentes ao exercício das funções inerentes à categoria de Oficiais dos QP da Força Aérea e às funções específicas do QE a que se destinam.

Sabe tudo em Prepara-te para entrar.

Fase

03

PROVAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

As Provas de Avaliação Psicológica visam avaliar as capacidades e características psicológicas dos candidatos, de modo a aferir a sua a aptidão para o exercício das funções inerentes à categoria de Oficiais dos QP da Força Aérea e às funções específicas das especialidades a que se destinam. Compreendem provas de avaliação cognitiva intelectual, psicomotora, avaliação da personalidade e motivação, prova de grupo e entrevista.

Sabe tudo em Prepara-te para entrar.

Fase

04

INSPEÇÕES MÉDICAS

Nas Inspeções Médicas visam averiguar da existência de qualquer doença ou deficiência física suscetível de condicionar o exercício de funções inerentes à categoria de Oficiais dos QP da Força Aérea e às funções especificas das especialidades a que se destinam, em conformidade com as Tabelas de Inaptidão e de Incapacidade para o serviço nas Forças Armadas. Os candidatos são submetidos a inspeções biométricas, médicas e exames complementares de acordo com as tabelas em vigor.

Sabe tudo em Prepara-te para entrar.

Fase

05

ESTÁGIO DE SELEÇÃO DE VOO

O Estágio de Seleção para o Voo (ESV) é um dos pré-requisitos do processo de admissão dos candidatos ao curso PILAV e tem caráter eliminatório.

Com este ESV pretende-se determinar a aptidão dos candidatos para o voo, mas também dar-lhes uma oportunidade para experimentar o voo, viver o espírito aeronáutico e assim poderem adquirir uma melhor consciência da sua opção.

O ESV inclui uma componente teórica e outra de voo, que inclui no máximo, sete voos. Na fase teórica, normalmente com a duração de 2 dias, os candidatos terão aulas sobre o avião Chipmunk, que vão voar a seguir, e sobre os procedimentos de voo e de segurança. Antes de iniciarem os voos, terão de efetuar e passar um teste escrito sobre as matérias lecionadas. A fase de voo tem no máximo 7 voos, sempre que possível com mais do que um instrutor. Os voos têm uma configuração elementar e adequada à inexperiência dos candidatos e ao objetivo estabelecido para o ESV.

Os candidatos são avaliados em voo e no solo, sobre a habilidade e a atitude, a capacidade para gerir emoções e para atingir os níveis de proficiência determinados. O último voo é um voo de verificação (exame).

Fase

06

SERIAÇÃO

Nesta fase os candidatos considerados “Aptos” serão ordenados de acordo com os critérios definidos no Aviso de Abertura do Concurso.

Em caso de igualdade de classificação será dada preferência aos candidatos com menor idade.

A Seriação Final, quando disponível, será divulgada aqui.

Fase

07

PROVA DE APTIDÃO MILITAR

Na Prova de Aptidão Militar (PAM), os candidatos serão sujeitos a treino físico militar, ordem unida, orientação e topografia, legislação e deontologia militar, técnica individual do combatente e armamento. As matérias destinam-se a iniciar a sua integração na organização, desenvolvendo qualidades cívicas, sentido do dever, honra, camaradagem e disciplina.

Ao chegarem à Academia da Força Aérea, os candidatos tratam dos procedimentos administrativos e começam a ambientar-se ao ambiente militar. Neste primeiro dia é-lhes atribuido alojamento, fardamento, material de campanha e cortam o cabelo. Depois, à noite, são chamados a realizar os primeiros exercícios de prontidão militar, o que implica serem acordados para dar resposta às solicitações no menor espaço de tempo possível.

Durante a PAM, os candidatos realizam provas fisicas e de aferição do nivel de inglês, e exercicios de ordem unida que fazem parte do dia a dia dos futuros alunos e onde é avaliado o potencial dos candidatos relativamente às capacidades e aptidões militares requeridas aos futuros Oficiais do Quadro Permanente da Força Aérea.

asdasdasdas
Candidatura online
Escolhe uma área!
Filme
olá mundo