Esta página necessita de Javascript
Início . História
Históriavoltar

História

Em 1952 a Força Aérea tornou-se um ramo das Forças Armadas independente, ficando com a prerrogativa de recrutar diretamente para os seus quadros técnicos o pessoal voluntário. Esta função foi cometida à 1ª Repartição da 1ª Direção da Direção Geral do então Subsecretariado de Estado de Aeronáutica;

 

Após quatro anos como Ramo independente, em 1956 foi efetuada uma reestruturação da qual resultou, entre outros, a criação do Serviço de Recrutamento e de Instrução como unidade independente e dotado de chefia própria.

 

Em 1 de dezembro de 1964, fruto de nova reestruturação, são criados os Centros de Recrutamento e Mobilização (CRM), um em cada Região Aérea, na dependência da Direção de Serviço de Pessoal. Esta situação manteve-se até 1975, passando posteriormente a existir apenas um Centro de Recrutamento e Mobilização.

 

Posteriormente, com a finalidade de apoiar os familiares dos militares ou civis falecidos, possibilitando-lhes uma rápida e eficiente resolução dos seus problemas de índole social, em 1977 foi implementada a componente de ação social no Centro de Recrutamento e Mobilização.

 

Em 1983 foi criada a Delegação Norte do Centro de Recrutamento e Mobilização, no Porto, com o objectivo de prestar um apoio mais próximo ao pessoal militar fora da efetividade de serviço e respectivos familiares residentes na zona a norte do Rio Mondego, bem como assegurar o atendimento e a realização de ações de informação e divulgação no âmbito do recrutamento de voluntários destinados à Força Aérea.

 

Após ter ocupado instalações em diversos locais de Lisboa e mesmo no Complexo do Lumiar, em 2001 o Centro de Recrutamento da Força Aérea mudou-se para o seu atual edifício.

 

Em 2009, o Centro de Recrutamento e Mobilização passou a denominar-se Centro de Recrutamento da Força Aérea (CRFA).

 

O Centro de Recrutamento da Força Aérea está organizado em Departamento de Informação e Marketing, Departamento de Candidaturas e Alistamento, Departamnento de Apoio aos Militares Fora da Efetividade de Serviço e Delegação Norte, dispondo, ainda, do Gabinete de Apoio ao Dia da Defesa Nacional.


Logo FAPCOPYRIGHT © FAP - DCSI - WEBTEAM 2012-2017Símbolo de Acessibilidade na Web