Comandante da Esquadra 103 - "Caracóis"

O Capitão David Jorge Madeira Fernandes nasceu em Faro a 9 de dezembro de 1985.

Ingressou na Academia da Força Aérea em 2003 no curso “Sónicos”, onde frequentou a Licenciatura em Ciências Militares e Aeronáuticas na especialidade de Piloto Aviador.

Durante a Academia voou Chipmunk MK-20.

Terminada a componente curricular da Licenciatura, realizou o Tirocínio na Base Aérea de Beja, na Esquadra 101, entre setembro de 2007 e setembro de 2008, voando a aeronave Epsilon TB-30.

Como Oficial Piloto Aviador dos Quadros Pernanentes foi colocado na Esquadra 103, onde realizou o Curso de Pilotagem Complementar em Aviões a Reacção, o Curso de Conversão de Pilotagem em Aviões de Combate e o Curso de Instrutor da Fase Avançada em Aviões a Reacção. É Piloto Instrutor nesta Esquadra desde Junho de 2010.

Após a sua qualificação inicial em Alpha Jet, o Capitão David Fernandes obteve as restantes qualificações na aeronave. Comandante de Parelha em Voo, Comandante de Esquadrilha em Voo e Piloto de Ensaios/Experiências. Totaliza aproximadamente 1000 horas de voo, das quais 800 horas na aeronave Alpha Jet.

Desempenhou funções como Oficial de Planeamento Operacional, Chefe da Secção de Uniformização e Avaliacão em Vôo e Oficial de Operações. Assumiu o comando da Esquadra 103 em março de 2015.

Realizou em 2011 o Curso de Formação Pedagógica de Formadores no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, na Ota.

Em 2012 realizou o Curso Básico de Comando no Centro de Estudos Aeronáuticos em Sintra.

Tem um louvor individual e a medalha de Comportamento Exemplar Grau Cobre.

O Capitão David Fernandes é casado com Marta Fernandes e tem um filho, o Guilherme.

  COPYRIGHT © 2015 FAP - DCSI - WEBTEAM