Comandante da Esquadra 103 - "Caracóis"

O Capitão Piloto Aviador Luís Filipe Coelho Rodrigues da Silva nasceu em Coimbra a 11 de julho de 1977.

Ingressou na Força Aérea Portuguesa em setembro de 1997 para o Curso de Formação de Oficiais na especialidade de Navegador. Após o términus do curso na Base Aérea Nº1 foi colocado na Base Aérea Nº6 na Esquadra 601, onde se qualificou em P-3P, tendo realizado diversos exercícios, missões e operações, em território nacional e no estrangeiro.

Em 2001 ingressou na Academia da Força Aérea (AFA) no curso “Pardaloucos” para frequentar a Licenciatura em Ciências Militares e Aeronáuticas para a especialidade de Piloto Aviador.

Durante a frequência na AFA realizou o curso de piloto de planador e obteve a qualificação de instrutor, no âmbito do programa de voo-à-vela da Esquadra 802.

Terminada a componente curricular da Licenciatura, realizou o Tirocínio na Base Aérea de Laughlin, nos Estados Unidos da América, entre dezembro de 2005 e março de 2007, voando T-6A e T-38C.

Regressado a Portugal realizou na Esquadra 103 o Curso Complementar de Pilotagem em Aviões de Combate em Alpha-Jet sendo colocado, ainda durante o ano de 2007, na Base Aérea Nº5 na Esquadra 201.

Entre 2007 e 2012 voou F-16A e F-16M obtendo a qualificação de Comandante de Parelha em Voo. Desempenhou funções na Logística da Esquadra, como Oficial de Segurança de Voo e Chefe da Secção de Informações e Guerra Electrónica.

Complementarmente à sua actividade como Piloto Operacional realizou na NATO School em Oberammergau o curso de “ConventionalTargeting” e “ConventionalWeaponeering”.

Dos vários exercícios e missões em que participou neste período destacam-se a avaliação Nato à capacidade MLU da Força Aérea e o “IcelandAirPolicing”.

Em 2012 realizou o Curso Básico de Comando no Centro de Estudos Aeronáuticos em Sintra.

Ainda durante este ano integrou a estrutura do Comando Operacional Conjunto na componente J3.3 (Operações Aéreas) para a certificação da Força de Reacção Imediata (FRI).

Em janeiro de 2013 foi colocado na Base Aérea Nº11 na Esquadra 103. Desempenhou funções de Oficial de Operações, tendo assumido o comando da Esquadra 103 em julho de 2013.

É palestrante no Centro De Estudos Aeronáuticos na área do Emprego de Forças na temática do “Targeting”.

Nos seus tempos livres pratica desporto sendo o Triatlo a sua modalidade preferida.

O Capitão Coelho da Silva é Casado com a Ana Sofia e é pai da Maria Francisca.

  COPYRIGHT © 2014 FAP - DCSI - WEBTEAM