Academia

A Academia da Força Aérea (AFA), para além de ser uma unidade militar, é um estabelecimento de ensino superior que se destina a formar Oficiais para o quadro permanente da Força Aérea, ministrando cursos que se revelem de interesse para o desenvolvimento dos conhecimentos aeronáuticos a nível nacional.
Oferecendo uma instrução de excelência e única no país, atualmente a AFA ministra cursos universitários e politécnicos.
Os cursos de mestrado ministrados na AFA – nomeadamente de Piloto Aviador, Engenharia Aeronáutica; Engenharia Eletrotécnica; Engenharia de Aeródromos; Administração Aeronáutica e Medicina – são legalmente reconhecidos como cursos universitários e, por isso, conferente do grau de Mestre. Enquanto o primeiro ano é comum a todos os alunos, os restantes anos letivos dependem dos cursos a que pertençam. Assim, os alunos dos cursos de engenharia, de administração e de medicina, a par de unidades curriculares lecionadas na AFA, frequentam unidades curriculares lecionadas no Instituto Superior Técnico, no Instituto Superior de Economia e Gestão e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, respetivamente. Já os alunos de pilotagem aeronáutica frequentam o Curso de Mestrado exclusivamente na AFA.
Já os cursos politécnicos são, essencialmente, destinados a formar Oficiais Técnicos, oriundos do regime de contrato, para ingresso no quadro permanente.
Criada em 1978, através do Decreto-Lei 27/78, de 27 de Janeiro, e situada em Sintra, a AFA é dotada de instalações modernas adequadas à atividade educativa, nomeadamente anfiteatros, salas de aulas, bibliotecas e laboratórios, mas mantém uma estrutura semelhante a uma qualquer outra unidade militar, equipada com um conjunto de infraestruturas e de serviços inteiramente ao dispor dos alunos.


15 de abril de 2013


Voltar

  COPYRIGHT © 2018 FAP - DCSI - WEBTEAM