Plano Estratégico

No ano da sua criação, em 1978, a Academia da Força Aérea (AFA) estabeleceu um rumo que ainda hoje se mantém inalterado e que se define pela procura constante de melhoria da qualidade na formação dos Oficiais do Quadro Permanente (QP) da Força Aérea (FA).
Ao longo dos últimos 40 anos, a AFA tem vindo a adaptar-se permanentemente às exigências da Instituição e às transformações verificadas no Ensino Superior, com o objetivo de exercitar as melhores práticas pedagógicas e proporcionar aos futuros Oficiais as qualificações e competências que os habilitem a gerir, operar e manter os sistemas de armas, tecnologicamente sofisticados e complexos, e, simultaneamente, dotá-los de uma formação comportamental consubstanciada numa sólida educação militar, preparação e robustez física, moral e cívica, essenciais ao desenvolvimento de qualidades de comando, direção e chefia, nos diferentes níveis de decisão da Instituição.
As diferentes transformações verificadas no Ensino Superior Militar nas últimas décadas, nomeadamente a sua integração no sistema universitário português (1986), a adaptação ao processo de Bolonha (2006) e a implementação de um modelo de governação entre os Estabelecimentos de Ensino Superior Público Universitário Militar (EESPUM) (2015) permitiram desenvolver uma profunda reforma tanto ao nível das estruturas que o integram como nos ciclos de estudos existentes e no contexto alargado do Instituto Universitário Militar. (IUM).
O Ensino Superior Militar na AFA continuará a confrontar-se com exigências e gestão de equilíbrios externos e internos importantes para a melhoria contínua da qualidade de formação dos seus Oficiais. Assim, face ao presente desafio, foi desenvolvido este Plano Estratégico (PE) 2017/2018 que orientará toda a atividade de gestão da AFA neste biénio e que apresenta os objetivos, as atividades e as métricas que permitem a avaliação do seu grau de concretização.


Conheça na íntegra o Plano Estratégico 2017/2018


30 de agosto de 2016


Voltar

  COPYRIGHT © 2018 FAP - DCSI - WEBTEAM