Engenharia Eletrotécnica

O curso de Mestrado Integrado em Ciências Militares Aeronáuticas na especialidade de Engenharia Eletrotécnica contempla as seguintes áreas de especialização:

 

  • Aviónica (AVIO);
  • Energia e Sistemas (ES);
  • Sistemas Eletrónicos e Computadores (SEC);
  • Telecomunicações e Eletrónica (TEL).

 

Estes cursos, nas áreas de formação de ciências de base, ciências da engenharia e de especialização, têm unidades curriculares equivalentes às dos planos de estudos dos cursos de Engenharia Aeroespacial, ramo Aviónica, e de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico (IST), onde são realizados os 3 últimos anos.

 

Tendo em consideração as necessidades da Força Aérea, são definidas anualmente as áreas de especialização e o respetivo número de vagas disponíveis.

 

Em função da decisão da Força Aérea sobre a distribuição das vagas e da sua classificação no curso, os alunos podem escolher a área de Aviónica, no final do 2º ano, ou as áreas de Energia e Sistemas, Sistemas Eletrónicos e Computadores ou Telecomunicações e Eletrónica, no final do 3º ano. A partir do 4º ano, inclusive, as unidades curriculares são ministradas no IST.

 

Aos oficiais Engenheiros Eletrotécnicos da Força Aérea compete o desempenho de funções de âmbito militar e da respetiva especialidade, nomeadamente a gestão técnica e logística, a elaboração de estudos de apoio à operação e manutenção de sistemas de armas da Força Aérea.

 

Participam em programas de aquisição e modificação de aeronaves, equipamentos e sistemas de apoio à atividade operacional, como aviónica, armamento, radares, comunicações, data links, rádio-ajudas e sistemas computacionais, ao nível do projeto, instalação, gestão e controlo.

 

Projetam e instalam redes de computadores e sistemas de produção, distribuição e utilização de energia elétrica.
Podem colaborar e desenvolver projetos de investigação autónomos ou em cooperação com entidades nacionais ou estrangeiras, incluído agências NATO.

 

Em casos específicos, podem prosseguir estudos académicos para desempenhar funções de docência.
Ao longo da sua carreira exercem funções de comando, chefia ou de direção de unidades, órgãos ou serviços da FAP, bem como desempenhar cargos de natureza militar ou diplomática em organizações internacionais ou junto de embaixadas no estrangeiro.

 

O Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar na especialidade de Engenharia Eletrotécnica (ENGEL) segue o seguinte Plano de Estudos


01 de dezembro de 2015


Voltar

  COPYRIGHT © 2018 FAP - DCSI - WEBTEAM