Engenharia de Aeródromos

O Mestrado Integrado em Ciencias Militares e Aeronáuticas, na especialidade de Engenharia de Aeródromos, tem a duração de 6 anos e é frequentado, nos últimos 3 anos do curso, no Instituto Superior Técnico, partilhando as mesmas unidades curriculares do Mestrado Integrado em Engenharia Civil.
 

No curso, são transmitidos os conhecimentos transversais de Engenharia Civil, complementando a especificidade da Engenharia de Aeródromos e a sua componente militar. O plano de estudos está estruturado de modo a que se adquiram competências académicas e científicas que permitam a polivalência necessária para atuar em vários setores, diversos ou complementares, para conceção, projeto, construção e manutenção de edifícios e estruturas, obras hidráulicas e de aproveitamento de recursos hídricos e ambientais, transportes e sistemas de infraestruturas.
 

Os oficiais Engenheiros de Aeródromos da Força Aérea desempenham funções de âmbito militar e da respetiva especialidade, designadamente desenvolvendo estudos técnicos, projetos e suas componentes, construção e manutenção na área de engenharia civil, das infraestruturas aeroportuárias militares, incluindo a documentação inerente à realização de concursos e consultas para empreitadas e a sua fiscalização.
 

Apoiam as unidades aéreas destacadas, no respeitante à construção e manutenção de instalações e à recuperação rápida dos pavimentos e infraestruturas essenciais à missão. Compete-lhes, também, a gestão da área de topografia e superintender a todos os níveis as intervenções ao nível de infraestruturas, inventariar e cadastrar o património do Estado afeto à Força Aérea e acompanhar as matérias relativas a servidões militares e aeronáuticas, dando parecer sobre o licenciamento de construções nestas áreas.
 

Podem colaborar e desenvolver projetos de investigação autónomos ou em cooperação com entidades nacionais ou estrangeiras, bem como, em casos específicos, prosseguir estudos de pós-graduação e tarefas de docência. Ao longo da sua carreira exercem funções de comando, chefia ou de direção de unidades, órgãos ou serviços da FAP. Podem, ainda, desempenhar cargos de natureza militar ou diplomática em organizações internacionais ou junto de embaixadas no estrangeiro.

 

O Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar na especialidade de Engenharia de Aeródromos (ENGAED) segue o seguinte Plano de Estudos

 


01 de dezembro de 2015


Voltar

  COPYRIGHT © 2018 FAP - DCSI - WEBTEAM