Domínios científicos

 

Embora o CIAFA seja, em princípio, uma estrutura de I&D com capacidade para realizar projetos de natureza aeronáutica no sentido mais abrangente do termo, ele está particularmente vocacionado para ser um Centro de Referência, não só a nível Nacional, mas também Internacional, na área dos Veículos Aéreos Autónomos Não-Tripulados. Em conformidade, procura-se que o CIAFA, no âmbito daqueles Veículos, se concentre em todas as suas vertentes, nomeadamente, científica, tecnológica, operacional e doutrinária, tendo em vista a aplicação dual destes novos sistemas.

A fim de se evitar a dispersão de recursos humanos, materiais e financeiros, todas as linhas de I&D em curso no CIAFA têm finalidades afins e complementares com vista a um objetivo comum: a implementação de atividades de I&D na área dos veículos aéreos autónomos não-tripulados.

Em conformidade, são as seguintes as linhas de investigação atualmente em curso:

 

- Projeto aeronáutico;

- Comunicação de plataformas;

- Engenharia de software;

- Sistemas de decisão e controlo;

- Sistemas de navegação e fusão de dados;

- Comunicações;

- Visão e processamento de imagem;

- Manutenção e fiabilidade;

- Certificação;

- Operações.

 

No âmbito destas linhas de investigação o CIAFA tem pessoal doutorado, ou em vias de obter doutoramento, em diversas instituições universitárias de referência, não só a nível nacional, mas também internacional, das quais se destacam, entre outras, a Universidade da Califórnia em Berkeley, a Universidade de Delft e a Universidade de Munique.

 

No âmbito da formação avançada de docentes e do intercâmbio de pessoal investigador tem-se contado com o patrocínio de várias Instituições, das quais se destacam, entre outras, as seguintes:

 

  • i) A Fundação para a Ciência e Tecnologia;

  • ii) a Fundação Calouste Gulbenkian;

  • iii) Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento;

  • iv) A Agência Europeia de Defesa;

  • v) O European Office of Aerospace Research and Development da Força Aérea Norte-Americana;

  • vi) O Pinto-Fialon Fund da Universidade da Califórnia em Berkeley.


15 de abril de 2013


Voltar

Conteúdos Relacionados

  COPYRIGHT © 2018 FAP - DCSI - WEBTEAM