Projetos

O Centro de Investigação da Academia da Força Aérea (CIAFA) desenvolve Investigação Aplicada e Desenvolvimento Experimental através, não só de programas promovidos pela Administração Central, mas também de projetos de investigação internacionais em colaboração com outras Instituições de Ensino Superior, Laboratórios de Estado e empresas, nacionais e estrangeiras.

 

A Academia da Força Aérea (AFA) tem em curso trabalhos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) inseridos em programas de nível académico, que visam a graduação (mestrado) dos seus alunos e a pós-graduação (doutoramento) dos seus Oficiais, a maior parte dos quais desempenha funções docentes na Academia.

 

Os Oficiais doutorandos da Academia participam ativamente em projetos de investigação nacionais e internacionais. Estes programas de doutoramento têm como objetivo o aprofundamento do conhecimento em áreas específicas do domínio tecnológico considerados de interesse para a Força Aérea. Os programas de doutoramento frequentados pelos docentes da AFA, são realizados ao abrigo de protocolos de cooperação celebrados com as seguintes instituições:

 

- Instituto Superior Técnico e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;

- Universidade de Berkeley e Universidade Estadual da Florida, nos Estados Unidos da América;

- Universidade de Munique (Instituto de Geodesia e Navegação), na Alemanha;

- Universidade de Victoria, no Canadá;

- KTH Royal Institute of Technology, na Suécia;

- Delft Technical University, na Holanda

 

Os projetos em curso no CIAFA são encarados como uma oportunidade para valorizar economicamente o conhecimento adquirido. Desde 2002, o investimento associado ao desenvolvimento dos projetos é maioritariamente proveniente da participação da Força Aérea em projetos europeus.

 

As outras fontes de financiamento estrangeiro são a OTAN, a Agência Europeia de Defesa e o Pinto-Fialon Fund, este para apoio aos programas doutorais de docentes militares Portugueses em curso na Universidade da Califórnia em Berkeley.

 

A nível Nacional registam-se os patrocínios da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

 

Ainda no âmbito da I&D, foram realizados e estão em curso trabalhos cujo objetivo próximo é apoiar a operação e a manutenção das aeronaves que equipam as frotas da Força Aérea, mas que também têm servido para desenvolver novos processos e novas tecnologias e, por isso mesmo, têm sido objeto de divulgação em fóruns da especialidade.


15 de abril de 2013


Voltar

Conteúdos Relacionados

  COPYRIGHT © 2018 FAP - DCSI - WEBTEAM