NECSAVE

O projeto Network Enabled Cooperation System of Autonomous Vehicles (NECSAVE), concorrendo com três dezenas de iniciativas apresentadas pelo Sistema Científico e Tecnológico Nacional e pela Base Industrial e Tecnológica de Defesa, foi aprovado no início do corrente ano pelo Ministério da Defesa Nacional. Resulta de uma iniciativa da Força Aérea Portuguesa, da Marinha de Guerra Portuguesa e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

 

O projeto NECSAVE visa o desenvolvimento, avaliação e demonstração, em simulação e em ambiente real, de sistemas baseados na coordenação, realizada através de redes de comunicação interoperadas, de veículos não tripulados (aéreos, de superfície e submarinos) equipados com dispositivos sensoriais complementares que permitirão atingir novos níveis de desempenho e operacionalidade. Pretende-se desenvolver, testar e avaliar ferramentas e metodologias para a operação de enxames de veículos não tripulados, aéreos e oceânicos, em ambientes hostis.

 

Neste "sistema de sistemas", em ambiente de operações centradas em rede, movimentam-se veículos e operadores heterogéneos utilizando cadeias de comunicação, eventualmente intermitentes. Pretende-se desenvolver, testar e avaliar novas formas de interação cooperativa entre veículos heterogéneos com a finalidade de obter níveis de desempenho do conjunto de sistemas impossíveis de atingir recorrendo à utilização isolada de cada veículo.


19 de agosto de 2013


Voltar

Conteúdos Relacionados

  COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI - WEBTEAM