PITVANT

PITVANT (Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados). Foi este o primeiro grande projeto de ID&I, de dimensão Nacional e Internacional, em que a AFA e, posteriormente, o CIAFA, se vieram a envolver. O PITVANT, cuja duração é de sete anos, teve o seu início em janeiro de 2009 estando, em conformidade, o seu terminus previsto para dezembro de 2015.

 

Trata-se de um projeto de grande dimensão, fortemente inovador, envolvendo várias instituições nacionais e internacionais. A sua concretização tem por base a experiência e o know-how da AFA e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), bem como a experiência e o know-how das Instituições a ele associadas (Universidade de Berkeley, Universidade de Munique, Agência de Defesa Sueca, Honeywel e Embraer), que manifestaram particular interesse em colaborar, numa base de complementaridade e reciprocidade, num projeto inovador, com impacto significativo, tanto no campo militar, como civil (uso dual).

 

O PITVANT é financiado pelo Ministério da Defesa Nacional, o seu orçamento global é de 2 milhões de Euros, sendo os seus objetivos os seguintes:

desenvolver tecnologia, em diversas áreas, para veículos aéreos autónomos não-tripulados de pequena e média dimensão, desenvolver novos conceitos de operação para este tipo de veículos, testar a utilização dos sistemas e tecnologias desenvolvidos num largo espetro de missões, tanto militares como civis (duplo uso) e formar pessoal com capacidade para definição de requisitos, operação e manutenção deste tipo de sistemas.

 

No âmbito da colaboração entre a AFA e a Universidade de Munique, a Força Aérea e Portugal têm a oportunidade de se verem envolvidos em testes pioneiros de avaliação da precisão do Sistema de Navegação Global por Satélite Galileo relativamente a plataformas aéreas, sistema este de particular importância estratégica para a Europa, e ao qual ficarão ligados a Força Aérea e Portugal, uma vez que serão utilizados, para o efeito, Veículos Aéreos Autónomos Não-Tripulados desenvolvidos no âmbito do projeto PITVANT.


15 de abril de 2013


Voltar

Conteúdos Relacionados

  COPYRIGHT © 2018 FAP - DCSI - WEBTEAM