SHERLOC

Advanced tools for Structural HEalth diagnostics of Rotorcraft criticaL cOmposite Components (SHERLOC).

 

O projeto SHERLOC é um projecto financiado pelo QREN 2011-2014, tendo-se iniciado em Setembro de 2012. As entidades envolvidas neste projecto como co-promotores são a Critical Materials S.A. (CMT), Centro de Excelência para a Industria Automóvel (CEIIA) e a Força Aérea Portuguesa (FAP) e contam com a OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. como parceiro. A co-promoção é fundamental para a concretização dos objectivos do projecto, reunindo competências que são complementares entre entidades do SCTN (CEIIA e FAP) e a indústria, e integrando no consórcio todos os actores da cadeia de valor de aeronaves de asa rotativa, desde os serviços de inspecção e manutenção (OGMA), fornecedores de tecnologia (CMT), e utilizadores (FAP).

 

O projecto consiste na investigação, desenvolvimento e teste funcional de ferramentas avançadas para o diagnóstico da integridade estrutural de componentes em materiais compósitos de aeronaves de asa rotativa. Considera todo o seu ciclo de vida, avaliando potenciais defeitos de manufactura, os carregamentos aplicados às aeronaves em missão, a sua condição estrutural ao longo da sua utilização em serviço e a sua condição estrutural em operações de inspecção e manutenção.

 

 

 

OBJETIVOS 

O projeto SHERLOC tem como principal objetivo o desenvolvimento de ferramentas inovadoras para o diagnóstico da integridade estrutural de componentes em compósito, com impacto directo nas operações de inspecção e manutenção e na sua utilização em serviço. Mais concretamente, a inovação reside a vários níveis, principalmente:

i) no desenvolvimento de novas ferramentas e métodos de inspecção não destrutiva que permitam avaliar, mais eficientemente, a integridade estrutural dos componentes compósitos;

ii) no aperfeiçoamento de ferramentas de avaliação da condição estrutural de componentes compósitos para aeronaves de asa rotativa, integrando informação da manutenção nos métodos de diagnóstico; e

iii) na integração destas ferramentas (inspecção não-destrutiva e diagnóstico da condição estrutural) no ciclo de vida dos componentes, desde o fabrico, à operação até às várias operações de inspecção e manutenção. 

 

 

 

RESULTADOS ESPERADOS

O projeto tem como resultado final a criação e validação de ferramentas avançadas de diagnóstico de aeroestruturas/componentes compósitos, de complexidade crescente, nomeadamente:
a) Técnica expedita de inspecção não destrutiva (NDT) baseada na avaliação do espectro de impedância electromecânica para detecção de defeitos e danos em compósitos para: i) controlo de qualidade do processo de manufactura de compósitos; ii) detecção de dano estrutural durante operações de inspecção e manutenção;

b) Técnica avançada de NDT para diagnóstico de dano (detecção, localização e estimação de severidade) em componentes compósitos, baseado na tecnologia VS2™ (proprietária da CMT-Critical Materials S.A.), para operações de inspecção e manutenção;
c) Sistema avançado de monitorização de integridade estrutural (SHM) baseada na tecnologia VS2™, testado com base em dados de voo, para avaliação da condição estrutural de aeroestruturas;
d) Sistema avançado de integração de ferramentas NDT e SHM, com actualização da informação do sistema SHM através de dados obtidos por técnicas NDT.

 

Consulte o poster SHERLOC, para mais informação


05 de dezembro de 2013


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