Sobre Nós

Sobre Nós

Fomos Especialistas na Força Aérea!... Lá, tivemos um «modus vivendi» que caracterizou, vincou e prestigiou toda uma classe que muito garbosa, digna e honrosamente soube pertencer à Força Aérea Portuguesa, prestigiando-a.
Os verdes anos, a irrequietude, a novidade, a irreverência, a iniciativa e a personalidade incitou-nos para uma forma diferente de ser militar.
O nível cultural que nos era exigido para ingresso fazia-nos merecer, legitimamente, um tratamento diferenciado.
Os conhecimentos tecnológicos que nos foram ministrados, aliados ao facto de trabalharmos em aviões, dotava-nos de uma certa gloríola.
Por tudo isto e por muito mais, soubemos sempre manter uma situação militar por muitos invejada.
Porque no cômputo geral gostamos de ter servido a Força Aérea...
Porque queremos manter vivo o espírito que sempre nos norteou...
Porque muito temos para dar em termos de divulgação aeronáutica e Defesa Nacional...
Porque seremos sempre uma força cultural jovem e sem objectivos político-partidários...
Porque sentimos orgulho em ter pertencido à F. A. P....
FUNDAMOS UMA ASSOCIAÇÃO QUE HISTORICAMENTE NOS SERIA EXIGIDA!

O Espírito do Especialista

O Espírito do Especialista tem muito a ver com a forma de saber estar e de viver que cultivamos quando na Força Aérea, que levamos connosco para a vida civil, e a incutimos em tudo o que fazemos.

A Força Aérea Portuguesa recebeu-nos muito jovens e com vontade de aprender. Administrou-nos formação, conquistamos experiência técnica, que nos abriu novos horizontes.

Na Força Aérea Portuguesa desenvolvemos um modus vivendi muito próprio, fruto de uma mistura de ingredientes tão diversos como a juventude, a responsabilidade, o rigor, a camaradagem, a disciplina, a seriedade, onde a cada passo sabíamos distinguir «o trabalho do conhaque», permitindo uma vivência muito própria que se estendia na estrutura hierárquica, horizontal como verticalmente, quebrando barreiras, tratando todos como aquilo que somos – pessoas.

Esse sentimento perdura ainda hoje em todos nós e torna-nos unos com quem serviu e serve hoje em dia na Força Aérea Portuguesa.

O que fazemos?

A Associação de Especialistas da Força Aérea, fundada em 1977, na Praia da Aguda, em V.N. de Gaia, reúne todos os actuais e antigos Especialistas da Força Aérea, e tem por objectivos, de acordo com o Artº IV dos seus Estatutos:

1 – A promoção, divulgação e estudo da causa aeronáutica
2 – A análise e debate da Defesa Nacional na perspectiva da sua componente aeronáutica;
3 – A congregação de todos os antigos e actuais Especialistas possibilitando-lhes, o desenvolvimento cultural, convívio, treinamento físico e apoio social, como forma de manter vivo o espírito intrínseco do Especialista da Força Aérea.

Para isso desenvolvem-se um conjunto de actividades durante o ano, essencialmente de cariz social e recreativo, direccionadas para os associados, de onde se destaca, em primeiro plano o Encontro Nacional.

Realizam-se também actividades que visam a promoção e divulgação da aeronáutica e das temáticas da Defesa Nacional, não só junto das camadas mais jovens como também da população em geral, através de Debates, Colóquios e Exposições.




19 de novembro de 2014


Voltar

  COPYRIGHT © 2018 FAP - DCSI - WEBTEAM