Conteúdo principal

O Coronel Navegador Carlos Jorge Ramos Páscoa nasceu em Lisboa, em janeiro de 1961. Ingressou na Força Aérea em 1981, tendo sido brevetado em agosto de 1984.

Colocado naBase Aérea Nº 3, em Tancos, completou, naEsquadra 502, o Curso Operacional na aeronave C-212 AVIOCAR que operou entre 1984 e 1985. Em 1985 frequentou o Curso de Formação do Oficiais do Quadro Permanente regressando, em 1987, à Esquadra 502, voando a aeronave C-212 AVIOCAR nas versões de transporte e de guerra eletrónica.

Em 1991 foi selecionado para fazer parte do grupo inicial que formou o centro de guerra eletrónica onde desempenhou funções de programador de livrarias de ameaça, gestor de base de dados e, entre 1994 e 2000, de chefe do centro. Em 1993 fez o curso da aeronave C-130H, na Unidade Aérea 501 na Base Aérea nº 6 – Montijo, onde exerceu funções, em acumulação com as de chefe do centro, de navegador qualificado em transporte aéreo geral e busca e salvamento.

Em 2000 foi colocado na NATO Early Warning Component na Alemanha exercendo funções de navegador de E-3A “AWACS” até setembro de 2003. Neste contexto participou em diversas operações, designadamente: Deny Flight na região dos Balcãs; Eagle Assist, nos Estados-Unidos, em consequência da evocação do Artigo 5º depois dos acontecimentos de 11 de setembro de 2001; Crescent Guard, durante a crise do golfo pérsico em 2003.

Frequentou o Curso Geral de Guerra Aérea, no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea (IAEFA), no ano letivo de 2003-2004, onde foi distinguido como Melhor Aluno.

Colocado na Divisão de Operações do EMFA, continuou a desempenhar, em acumulação, as funções de navegador na Esquadra 501, na aeronave C-130H. Nos anos letivos de 2004-2005 e 2005-2006 desempenhou, em acumulação com as funções de Estado-Maior, as funções de docente eventual do IAEFA nas áreas de emprego de forças e de comando e liderança. Em junho de 2008, assumiu a chefia da Repartição de Análise e Métodos da Divisão de Operações do Estado-Maior, cargo que exerceu até outubro de 2015.

Neste domínio foi o responsável pelo desenvolvimento de vários regulamentos e manuais de doutrina nos domínios da atividade operacional colaborando, também, entre outros, na definição da proposta de Visão e Estratégia da Força Aérea no contexto da Defesa 2020 e na proposta do Plano de Desenvolvimento Sustentado Operacional 2012-1018. Coordenou a diretiva de transformação estratégica e organizacional da Força Aérea (publicada em 2009) e a proposta de Visão da Organização para o Plano de Financiamento Europeu “Portugal 2020”.

No domínio da aquisição e modernização de capacidades da Força Aérea participou em vários grupos de trabalho como sejam: os programas de aquisição das aeronaves C-295M e P-3C e o programa de modernização da aeronaves C-130H, tendo coordenado, mais recentemente, o programa de definição de requisitos para uma aeronave de transporte estratégico e o programa de aquisição de aeronaves anfíbias no âmbito da iniciativa “meios aéreos em missões de interesse público”.

O Coronel Carlos Páscoa é doutorado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico.

No contexto académico, desde 2008, desempenha na Academia da Força Aérea, em acumulação, funções de Professor e coordenador da área de engenharia organizacional do Mestrado em Ciências Militares Aeronáuticas na Especialidade de Piloto Aviador. É membro dos conselhos científico e pedagógico da Academia e responsável por várias linhas de investigação científica e pela componente de Poder Aéreo no mestrado em História Militar, tutelado por vários estabelecimentos universitários. É, também, palestrante convidado do Instituto de Estudos Superiores Militares.

Ainda no contexto académico, orientou mais de 30 teses de mestrado e publicou mais de 50 artigos científicos no sistema de revisão por pares em livros e revistas nacionais e internacionais.

O Coronel Navegador Carlos Páscoa possui mais de 4000 horas de voo tendo frequentado vários cursos nacionais e no estrangeiro, de curta e longa duração.

Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, ao nível nacional e estrageiro.

O Coronel Navegador Carlos Páscoa tem três filhos.