Conteúdo principal

O Tenente-Coronel Sérgio Manuel Silvestre da Cruz nasceu em Setúbal, a 15 de julho de 1969, reside atualmente em Setúbal. Ingressou voluntariamente na Força Aérea a 1 de março de 1989, no CI2 da Base Aérea N.º 2 na Ota, como Soldado Cadete onde durante dois meses e meio recebeu a instrução básica militar, tendo em vista o futuro ingresso no Curso de Oficiais Milicianos na Especialidade de Técnicos de Manutenção de Material Aéreo a 13 de maio de 1989.

Nesta data é promovido a Aspirante a Oficial Miliciano onde frequentou cerca de um ano o Curso atrás referido. Em 12 de fevereiro de 1990 já com este Curso concluído é colocado na Base Aérea N.º 11, assumindo inicialmente as funções de Técnico Auxiliar das Publicações Técnicas e Adjunto do Chefe da Secção de Análise de Produção da Esquadra de Material daquela Unidade.

A 13 de maio de 1990, é promovido ao posto de Alferes Miliciano e a 06 de Julho desse ano é nomeado Chefe da Secção de Análise de Produção. A 11 de março de 1991 é colocado na 3.ª Repartição da Direção de Mecânica Aeronáutica como Gestor de Programas da 3.ª Secção.

Ingressou na Academia da Força Aérea a 28 de outubro de 1991 no Curso Superior em Ciências Militares (Engenharia Eletrotécnica no ramo de Energia e Sistemas) concluindo o mesmo a 6 de abril de 1998.

Durante este Curso foi promovido ao posto de Tenente Miliciano a 13 de Maio de 1993 e a Tenente do Quadro Permanente a 1 de Outubro de 1997.

A 6 de Maio de 1998 foi colocado na 3.ª Repartição, na Secção de Infra-estruturas Elétricas da Direção de Eletrotecnia, tendo como funções atribuídas as de Engenheiro Projetista nas áreas de eletricidade, telecomunicações e instalações especiais, acumulando a fiscalização e o acompanhamento de obras em algumas Unidades da Força Aérea, donde se destaca a Base Aérea N.º 5. Para além destas funções assumiu também a responsabilidade técnica na área de energia e sistemas dessas Unidades. Neste mesmo ano frequentou vários Cursos na área informática, na ótica do utilizador, nomeadamente formação em Acess, Powerpoint e Word for Windows, ministrados pela Direção de Instrução (DINST).

No fim do mês de fevereiro de 1999 tirou o Curso de Projetista de Gás, ministrado pelo I.T.G. (Instituto Tecnológico do Gás). Frequentou o Curso Básico de Comando no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea no período compreendido entre 8 de janeiro a 30 de março de 2001, tendo sido posteriormente promovido ao posto de Capitão a 1 de outubro deste mesmo ano.

De 10 de dezembro de 2001 a 15 de setembro de 2002 esteve colocado no Corpo de Alunos da Academia da Força Aérea desempenhando as funções de Comandante de Esquadrilha dos antigos Cursos de Bacharelato e Tecnologias Militares Aeronáuticas, 1.º, 2.º e 3.º anos.

Após este período regressa à Direção de Eletrotecnia, nomeadamente na 3.ª Repartição na Secção de Infra-estruturas Elétricas, assumindo as mesmas funções que já tivera no passado nesta Direção.

Até setembro de 2003, para além do que desempenhava na Direção de Eletrotecnia tirou, simultaneamente, o Curso de Gestão de Projetos (Microsoft Project), assim como na área dos Recursos Humanos a formação de "Comportamentos Eficazes do Gestor de Sucesso", promovido pela DINST.

Em outubro de 2003 frequentou o Curso de "Gestão de Resíduos", ministrado pelo I.S.Q. (Instituto de Soldadura e Qualidade). Mais tarde, no início do ano 2004 frequentou o Curso Avançado da Qualidade de Energia, promovido pelo Instituto Superior Técnico.

De 19 a 23 de Abril de 2004 frequentou na NATO SCHOOL o "Environmental Planning for NATO Led Operations and Exercises", e entre 11 e 22 de outubro do mesmo ano, no mesmo local frequentou "Environmental Protection for Military Forces", uma vez que acumulava funções na área do Ambiente, sendo por isso, nesta altura o adjunto do Gestor de Energia e Ambiente da Força Aérea.

É neste ano, que tira uma Especialização em Sistemas de Gestão Ambiental no Instituto Superior de Ciências da Saúde.

No início do mês de maio de 2005, frequentou o Curso de Formação Profissional sobre "Infra-Estruturas de Telecomunicações em Edifícios (ITED) - Novo Manual", ministrado pelo I.E.P. (Instituto Electrotécnico Português). De 30 de outubro de 2006 a 6 de junho de 2007, frequentou o curso de Promoção a Oficial Superior, no Instituto de Estudos Superiores Militares, sendo promovido ao posto de Major a 1 de outubro de 2007. Entre 8 a 19 de outubro de 2007 frequentou o Curso de Fundamentos de Radar - Sistema RSRP, emanado pela Força Aérea, ministrado nas instalações da Estação de Radar N.º 1. De 29 a 30 de outubro de 2007 frequentou o "LSAR Data Retrieval Tool Training Course", ministrado pela INDRA, no EMFA (Alfragide).

De 26 de novembro a 11 de dezembro de 2007 frequentou o Curso "Radar Fundamentals: Modern Radar Technology, Radar Design Philosophy", ministrado pela Universidade de Alcalá (Espanha). De 26 de novembro de 2007 a 25 de janeiro de 2008 frequentou o Curso "LANZA 3P Radar System Engineers", ministrado pela INDRA, em Torrejón de Ardoz (Espanha).

De 11 de junho de 2008 a 10 de março de 2009 esteve colocado na Direção de Infra-Estruturas no Gabinete de Programação e Controlo.

Em 11 de março de 2009 regressa à Direção de Eletrotecnia, transitando em 1 de outubro do mesmo ano para a Direção de Engenharia e Programas, nomeadamente para o SICCAP, no sentido de abraçar o Projeto POACCS PHASE III - Extenção ao Arquipélago da Madeira, sendo posteriormente nomeado pela Direção de Pessoal como Comandante Indigitado da futura Estação de Radar N.º 4 (ER4). Entre 16 e 17 de março de 2009 frequentou o Curso de Técnicas de Liderança e Coaching, emanado pela DINST.

Entre 1 a 9 de março de 2010, frequentou o Curso "Material Communications / Link11 Maintenance Technicians at Madeira Site", ministrado pela INDRA, em Torrejón de Ardoz (Espanha). A partir desta altura começou a deslocar-se com maior frequência à Ilha da Madeira, tendo como objetivo inicial, criar as condições mínimas e necessárias de habitabilidade dos apartamentos afetos à ER4.

Em 3 de setembro de 2010 é colocado em diligência permanente na ER4, tendo como finalidade principal assistir à montagem dos vários sistemas radar e de comunicações, assim como iniciar a implementação e criação da Unidade.

De 25 de outubro a 9 de novembro de 2012 frequentou o "Training Course Material Radar Maintenance Technicians for POACCS PHASE III Project", ministrado pela INDRA, no Pico do Areeiro (Madeira). Entre 12 e 16 de novembro de 2012 frequentou o "Training Course Material Communications Maintenance Technicians for POACCS PHASE III Project", ministrado pela INDRA, no Pico do Areeiro (Madeira).

A 18 de Fevereiro de 2013 foi colocado na Estação de Radar N.º 4 e nomeado Comandante desta nova Unidade militar.

Foi promovido ao posto atual em 1 de Outubro de 2012 e na sua folha de serviços constam alguns louvores e uma condecoração, nomeadamente a medalha de prata de comportamento exemplar.

O Tenente-Coronel Sérgio Cruz é casado com Elisabete e tem um filho, Gonçalo.