A Brigadeiro General de Administração Aeronáutica Paula Cristina Veloso Costa de Passos Sousa, nasceu em Lisboa, na freguesia de Santa Maria dos Olivais, em 25 de junho de 1967.

Após ter concluído a licenciatura (pré-Bolonha) em Gestão de Empresas, no Instituto Superior de Línguas e Administração, ingressou na Academia da Força Aérea, em 1992, onde realizou o Estágio Técnico-Militar de Administração Aeronáutica. Mais tarde, em 1996, frequentou o Curso Básico de Comando, e em 2002, o Curso Geral de Guerra Aérea, no extinto Instituto de Altos Estudos da Força Aérea.

Em 2005, concluiu uma Pós-Graduação em Contabilidade, Finanças Públicas e Gestão Orçamental, no Instituto Superior de Economia e Gestão.

A Direção de Finanças da Força Aérea foi a sua primeira colocação.

Enquanto oficial subalterno desempenhou funções de Adjunta da Secção de Orçamento na 1ª Repartição. Posteriormente, foi colocada na Base Aérea nº 4 onde desempenhou as funções de Adjunta e Comandante da Esquadra, no Grupo de Engenharia de Aeródromos da Força Aérea e na Base Aérea n.º 1, as funções de Comandante da Esquadrilha de Administração. No Comando Operacional da Força Aérea em Monsanto, designadamente no Combined Air Operations Centre, desempenhou as funções de BUDFIN CHIEF.

Como oficial superior desempenhou as funções de Chefe de Secção de Administração Financeira na Repartição de Gestão Orçamental da Direção de Finanças, Chefe da Repartição de Abonos da Direção de Finanças, Chefe da Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial na extinta Direção Geral Armamento e Infraestruturas de Defesa e na atual Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional no Ministério da Defesa Nacional.

Em 2014 frequentou o Resource Management Education Programme da NATO School Oberammergau, em 2015 o NATO-ACO Contingency Contracting Course da NATO School Oberammergau, e em 2016, o FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública do Instituto Nacional de Administração.

Foi Comandante do Depósito Geral da Força Aérea, em 2018.

Em setembro de 2020, após a conclusão do Curso de Promoção a Oficial General, no Instituto Universitário Militar, assumiu as funções de Diretora interina da Direção de Abastecimento e Transportes da Força Aérea, tendo tomado posse como Diretora em dezembro de 2020, data da promoção ao atual posto.

Na sua folha de serviço constam vários Louvores e Condecorações, das quais se destacam a Medalha de Prata de Serviços Distintos grau prata, a Medalha de Mérito Aeronáutico 1.ª classe a Medalha de Mérito Militar de 2.ª classe e a Medalha Comportamento Exemplar grau prata.

A BGEN Paula Passos Sousa tem uma filha.