O Capitão Ricardo Miguel de Oliveira e Santos nasceu em Travassô, Águeda a 10 de maio de 1983.

Ingressou na Academia da Força Aérea em 2002 no curso dos TORNADOS, onde frequentou a Licenciatura em Ciências Militares e Aeronáuticas na Especialidade de Piloto Aviador.

Em 2006 foi para os Estados Unidos da América frequentar o curso de Udergraduate Pilot Training na Base Aérea de Laughlin em Del Rio, Texas. Lá voou T-6 Texan II e T-38C.

Brevetado em outubro de 2007 foi colocado na Esquadra 502 – Elefantes onde fez a qualificação Inicial e Operacional de co-piloto em Aviocar C-212.
Em Maio de 2008 frequentou o Curso de Segurança de Voo e em Fevereiro de 2009 o Curso de Guerra Eletrónica.

Em Fevereiro de 2009 integrou o núcleo inicial de pilotos de C-295M. Após o curso em Sevilha foi colocado na Secção de Segurança de Voo da Esquadra.
Frequentou o Curso Básico de Comando (CBC), no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea (IAEFA), em janeiro de 2012.

Durante o seu percurso, atingiu todas as qualificações operacionais da esquadra. Evoluiu então para a Secção de Uniformização e Avaliação da Esquadra que chefiou durante os últimos anos naquela Esquadra. Atingiu a qualificação de Piloto Comandante e Piloto Instrutor na aeronave.

Em Janeiro de 2017 foi colocado na Esquadra 504 na Secção das Operações.

Entre fevereirto de 2019 e julho de 2019 frequentou o Curso do Promoção a Oficial Superior no Instituto Universitário Militar.

Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações das quais se destacam a Medalha de Comportamento Exemplar Grau Prata e a Medalha de Mérito Aeronáutico de Terceira Classe.

Tem neste momento a qualificação de Piloto Comandante de Falcon 50 totalizando mais de 3200 horas de voo.

Comandante de Esquadra desde 01 de outubro de 2019 é casado com a Helena Santos e tem um filho Duarte Santos.