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Lockheed P-3C CUP+ ORION

O P-3C CUP+ resulta de um programa de modernização de 5 P-3C adquiridos à Holanda, tendo o protótipo sido formalmente entregue em setembro de 2010.

O P-3C CUP+ mantém todas as capacidades de patrulhamento marítimo herdadas do P-3P, nomeadamente Luta Anti-Submarina (ASW), Luta Anti-Superfície (ASuW), e Busca e Salvamento (SAR). Além disso, um conjunto de sensores modernos associados a um sistema tático de missão completamente integrado, capacita o P-3C CUP+ a operar também em diversas missões em ambiente terrestre. Ficou também equipado com um sistema de autoproteção MLWS (Missile and Laser Warning System), que permite a deteção de ameaças e o disparo de contra medidas.

A conjugação destas capacidades com as caraterísticas inatas desta aeronave, onde se destacam a sua enorme autonomia, raio de ação, velocidade, a disponibilidade para transportar sensores e armamento, operar de dia e de noite e em quaisquer condições meteorológicas, resultaram num sistema de armas extremamente versátil e flexível.

O P-3C CUP+ iniciou a sua operação a 1 de janeiro de 2011, tendo efetuado o seu "Batismo de Fogo" na Operação "Ocean Shield" ao serviço da NATO no Oceano Índico, em missões de combate à Pirataria com excelentes resultados e uma prontidão de 100%.

O P-3C CUP+ tem a capacidade de lançar o seguinte armamento: AGM-84 HARPOON, AGM-65F/G MAVERICK, Torpedo MK-46 A(s), Bombas MK-82/83/84 e Minas MK 36.

Especificações Técnicas

Motor

4 x ALLISON T56-A-14

Potência

4x 4.600 HP

Comprimento

35,6 m

Envergadura

30,4 m

Altura

10,3 m

Velocidade Máxima

760 Km/h

Alcance Máximo

9.020 km

Autonomia Máxima

16H00

Peso máximo na descolagem

64.410 kg

Tecto de Serviço

8.900 m

Raio de acção

3.830 km

Tripulação

11

Combustível

34.822 L

Ano de Ínicio

2010