Conteúdo principal

BA5 nomeada para prémios EMAS 2017

A Base Aérea Nº5 está nomeada para o quadro final de candidatos dos Prémios EMAS 2017 e foi convidada, pela Comissão Europeia, a estar presente na cerimónia de entrega do referido galardão, em Valletta, Malta, no dia 8 de maio.
 
A Unidade de Monte Real foi selecionada pela Agência Portuguesa do Ambiente para representar Portugal na categoria referente ao sector público, devido ao aproveitamento e potencialização de recursos. A BA5 destacou-se, principalmente, pela modificação e atualização de aeronaves e pela regeneração de motores no âmbito do Programa de Alienação de Aeronaves F-16 à República da Roménia, mas também pelas recentes conquistas relativamente ao desenvolvimento sustentável. Estes rocessos culminaram na certificação na Norma EMAS em 2016.
 
Os Prémios EMAS são atribuídos pela Comissão Europeia, desde 2005, às organizações registadas no âmbito do Regulamento EMAS – Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria. Têm como propósito destacar esforços realizados em matéria de conservação do ambiente através da implementação de Sistemas de Gestão Ambiental que desencadeiam mecanismos de desenvolvimento sustentável.
 
Este ano, o tema dos Prémios EMAS é "Contribuir para tornar a economia europeia mais circular", a fim de recompensar as organizações que tomaram medidas para tornar suas atividades mais eficientes, aumentando a vida útil ou reduzindo o desperdício de recursos.