INÍCIO . . FORÇA AÉREA PARTICIPA NO EXERCÍCIO CELULEX17

< voltar




Força Aérea participa no exercício CELULEX17
Treino da valência/capacidade de resposta NRBQ 19.06.2017

Força Aérea participa no exercício CELULEX17

A Força Aérea participou, entre os dias 16 e 18 de maio, no Exercício CELULEX17. Este exercício decorreu na 6.ª Bataria da Raposa, Fonte da Telha, e teve como objetivo o treino da valência/capacidade de resposta NRBQ (nuclear, radiológica, biológica e química), na resolução de incidentes que envolvam perigo de contaminação biológica, química ou radiológica, de forma integrada com outros agentes de proteção civil.

Participaram neste exercício a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico (CTN/IST), a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a Direção-Geral de Saúde (DGS), o Exército (EX), a Força Aérea (FA), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e a Polícia de Segurança Pública – Unidade Especial de Polícia (PSP/UEP).
 
Neste exercício, foram exploradas as respostas biológicas, químicas e radiológicas, sendo que a Força Aérea participou com uma Equipa de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química NRBQ, da Esquadrilha de Defesa NRBQ (eDNRBQ), pertencente ao Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA). Esta equipa deu apoio a ações de Deteção, Identificação, Monitorização e Recolha de fontes radioativas, em estreita colaboração e coordenação com a ANPC, com a Autoridade Técnica para emergências radiológicas (APA), com o CTN/IST e demais intervenientes.





APOIO
VERSÃO MÓVEL | COPYRIGHT © 2017 FAP - DCSI. - WEBTEAM | Símbolo de Acessibilidade na Web