Conteúdo principal

Força Aérea em dupla missão de transporte médico

No dia de ontem, 14 de abril, a Força Aérea foi ativada para realizar dois transportes médicos de longa distância, de duas pessoas, entre Lisboa e o Arquipélago dos Açores e do Arquipélago da Madeira para a capital portuguesa. 

O relógio batia as 09h00 quando o avião Falcon 50 descolou de Lisboa em direção ao Aeroporto de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Acores, com um jovem de 14 anos a bordo, fazendo-o regressar a casa depois de um período de tratamento médico diferenciado que recebeu no Continente. Aquando da sua situação clínica que obrigou ao tratamento, já havia sido a Força Aérea quem o transportou desde os Açores para Lisboa. 

Com o jovem já em "casa", a tripulação da Esquadra 504 - "Linces" rumou em direção ao Aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, para a segunda missão do dia, em prol da vida humana. Ao pisar o solo da Madeira, um doente de 70 anos embarcou no avião da Força Aérea para ser transportado para o Continente, a fim de receber cuidados de saúde essenciais à sobrevivência e indisponíveis naquela região.

Cinco horas depois desde o início da missão, o Falcon 50, da Esquadra 504 - "Linces", sediada na Base Aérea N.º 6, no Montijo, mas em destacamento permanente no Aeródromo de Trânsito N.º 1, em Figo Maduro, estava de regresso. 

À chegada, uma ambulância aguardava o doente para ser transportado para uma unidade hospitalar.

Mais uma vez a Força Aérea encurtou distâncias em momentos de maior necessidade, servindo de ponte aérea entre os arquipélagos e o continente.