Conteúdo principal

Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea recebeu I Jornadas da Manutenção

A Manutenção, no caso específico da Força Aérea, tem cinco âmbitos principais, nos quais forma os seus técnicos e também nos quais implementa e executa as suas ações. A saber:

- Construção e Manutenção de Infraestruturas

- Manutenção de Material Terrestre

- Manutenção de Material Aéreo

- Manutenção de Armamento e Equipamento

- Manutenção de Material Eletrotécnico

O Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA) – Ota – recebeu a 30 e 31 de janeiro, as I Jornadas “Vertentes e Desafios da Manutenção”.

Foram dois dias de aprendizagem para todos os participantes, em que se verificou uma partilha de conhecimento e de experiências.

No primeiro painel das Jornadas, sob o tema “Engenharia e Manutenção Automóvel”, foram abordados “Os novos desafios da Engenharia Automóvel”, a forma como é pensada e executada a manutenção de viaturas na Força Aérea, a “Importância da Manutenção Preventiva”, a “Formação e Segurança na Produção e Manutenção Automóvel”, “A importância da Formação na utilização de Equipamentos de Apoio às Aeronaves”, a questão d”A Segurança na Produção Automóvel” e como é que a Força Aérea forma os mecânicos de viaturas (Mecânicos de Material Terrestre), entre outros.

Ainda no primeiro dia de trabalhos abordou-se algumas áreas ligadas às aeronaves, com os temas “Boa Formação, Boa Manutenção”, “Requisitos para a Constituição de uma Escola de Manutenção de Aeronaves” e como a Força Aérea forma os seus Mecânicos de Material Aéreo.

O segundo dia começou com a abordagem sobre questões elétricas e eletrónicas e os temas “A Automação na Força Aérea”, bem como a questão dos microcontroladores e da sua evolução e a conservação do Meio Ambiente com a contenção de custos na produção. A parte final da manhã foi preenchida com uma visita a uma exposição estática, onde se encontravam expostos alguns dos trabalhos efetuados pelos alunos dos cursos de Sargentos, com especial relevância para os trabalhos do curso de 2012/2013.

À tarde foi abordado os tema “Manutenção aplicada a Edifícios e Pavimentos”, subdividido em “Inspeções visuais de infraestruturas ao alcance de todos” e “Sistemas de Climatização – Correto Funcionamento e Manutenção”, bem como a “Organização da Manutenção de Aeronaves na Força Aérea”, segurança de Manutenção em Aeronaves e algumas das ações a ter em conta quando se recebe e se dá saída a aeronaves.

Com o vasto leque de temas, apresentados pelos especialistas civis e militares, cumpriram-se as I Jornadas “Vertentes e Desafios da Manutenção”. As sessões de Abertura e de Encerramento contaram com as presenças do Tenente-General Serôdio Fernandes e do Major-General Maia Gonçalves.

Por: Corticeiro Neves
MAJ/TMMA
e
RQ/ALF/RHL