
Os militares da Secção de Sistemas Eletricos e Comandos de Voo, da Esquadra de Manutenção de Aeronaves, do Grupo Operacional 51, da Base Aérea N.º 5, desenvolveram, a nível interno, o projeto EDNA (F-16 Enhanced Diagnostics Aid).
O projeto EDNA, sistema de diagnóstico de avarias no sistema de comandos de voo, surgiu na sequência de uma avaria irrecuperável num equipamento Flight Data Test Set, ficando a Unidade sem capacidade para efetuar pesquisa e resolução de avarias, assim como de efetuar testes funcionais aos comandos de voo do Sistema de Armas F-16.
O desenvolvimento do projeto EDNA passou pela elaboração de um cabo de interface e de uma caixa seletora para utilizar no F-16 Enhanced Diagnostics Aid, a fim de testar o conjunto nas ações de manutenção pretendidas.
O teste foi realizado com sucesso e como resultado foram repostos em operação três unidades do F-16 Enhanced Diagnostics Aid, aumentando o potencial nas acções de manutenção e reparações de avarias no sistema de Comandos de Voo, sem custos adicionais.