Conteúdo principal

Força Aérea faz resgate a mais de 850 quilómetros das Lajes

As aeronaves EH-101 Merlin e C-295M foram ativadas na tarde de 01 de agosto para resgatar um tripulante do navio de pesca “Paralelo”, que navegava a cerca de 855 quilómetros a Noroeste das Lajes, Açores. O homem, de 48 anos, apresentava problemas de saúde graves e precisava de assistência médica urgente.

O pedido de auxílio chegou da parte do armador do navio e foi recebido pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada. Imediatamente, foi contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM, que, após uma avaliação do quadro clínico do paciente, identificou a necessidade do resgate.

O doente foi recuperado pela Esquadra 751 – “Pumas”, já pelas 00H35 do dia 02 de agosto, tendo sido transportado no helicóptero EH-101 Merlin até ao Aeroporto de Ponta Delgada, onde se encontrava já posicionada uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores. Desse local, seguiu para o serviço de urgência do hospital.
 
Dada a distância a que a embarcação se encontrava, foi empenhada também a aeronave de asa fixa C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”, para apoiar a missão do helicóptero e coordenar as ações na zona de operações.